terça-feira, 8 de março de 2016

Guerra dos deuses.– 1 Samuel 5

Leitura Bíblica – 1 Samuel 5

Guerra dos deuses.
Comentários: Pr.  Heber Toth Armí

Assim como há guerras humanas há também guerras divinas. Este capítulo trata da guerra dos deuses. O Deus verdadeiro contra deuses falsos.

• Icabode: “Foi-se a glória de Deus”. Quem disse isso? A nora de Eli que morreu no parto quando soube que os filisteus levaram a arca da aliança (capítulo 4).

• Humilhação para Israel? A nora de Eli acreditou que sim. Os israelitas acreditaram que sim.

• E quanto aos filisteus que antes tiveram medo quando os israelitas trouxeram a arca da aliança para a batalha? Principalmente eles acreditaram que haviam humilhado ao povo de Deus e ao Deus do povo.

Reflita...

1. Para provar tal humilhação, os filisteus colocaram a arca da aliança frente ao deus Dagom – sinal de superioridade do deus pagão sobre o Deus vivo (vs. 1-2).

• E, quanto a Deus? Foi Ele, realmente, humilhado diante dos pagãos por causa da frouxidão espiritual de Seu povo?

Observe...

2. Para provar que todas estas ideias teológicas inventadas pelo homem eram falsas, Deus fez com que o deus que nunca moveu-se do seu lugar caísse prostrado com o rosto em terra diante da arca da aliança em Asdode (território pagão), com a cabeça e as mãos cortadas, separadas do corpo (vs. 3-5).

3. O próprio Deus pesou Sua mão sobre os pagãos levando-os ao desespero total para que compreendessem que suas crenças teológicas estavam deturpadas estando satisfeitos com a suposta humilhação aos israelitas e a Deus (vs. 6-12).

A honra, a glória e o poder de Deus não dependem dos limitados, imperfeitos e incompetentes religiosos deste mundo tenebroso. Deus não depende de nós para vencer, nós é que dependemos dEle até para viver – inclusive os pagãos.

• Sem proteção divina, vivemos terríveis horrores.

Na fortaleza do paganismo, ateísmo ou politeísmo Deus revela Quem Ele é. Deus age no mundo, independente de seus agentes. Desta forma, hipocrisia evidente entre o povo de Deus, ou perversão reinante no mundo religioso não são desculpas justificáveis para impedir alguém de ser crente de verdade.

Há um grande conflito universal, do qual Deus não precisa de nós para vencer. Ele deixou provado que no fim, certamente vencerá como profetizou. Se quisermos vencer, precisamos viver constantemente ao lado dEle!

Deus quer compartilhar Sua vitória conosco. Unamo-nos a Ele! –  /Heber Toth Armí /



Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...