terça-feira, 22 de março de 2016

1 Samuel 19 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Leitura Bíblica – 1 Samuel 19
Comentários: Pr.  Heber Toth Armí

Aquele que não se entrega a Deus de verdade é porque tem um sério pacto com o pecado. A desgraça da vida está em não aceitar a graça divina.

O rei Saul desprezou Deus. Sua vida tornou-se vulcão de sentimentos negativos. Perdeu o senso do dever. Desviou o foco administrativo para Davi com intuito de matá-lo. Em várias situações ele quase matou seu genro:

1. Queria que seu filho Jônatas, amigo e cunhado de Davi, o ajudasse a matá-lo (vs. 1-6);
2. Com sua lança tentou cravar Davi na parede de seu palácio (vs. 7-10);
3. Era para tê-lo matado em sua cama, mas os assassinos encontraram um ídolo que estava em seu lugar embaixo das cobertas (vs. 11-17);
4. O refúgio de Davi foi junto a Samuel, o profeta de Deus (vs. 18-24).

A vida não foi fácil para Davi após ter sido ungido por Samuel para ser rei em Israel. Davi só fazia o bem para o rei, mas este estava ávido para matá-lo. As palavras de Jônatas relembram ao pai que Davi era bom para ele – por um tempo Saul se convencera!

Davi era manso, sereno e calmo; tocava harmoniosamente sua harpa para acalmar o estresse, o conflito e a fúria de Saul. Mas, o brilho de Davi ofuscava os olhos do rei. Quanto mais se destacava, mais Saul o odiava.

Deus protege Seus servos de formas impensáveis. Com raiva e ódio à flor da pele, procurando Davi para assassiná-lo, Saul foi tomado pelo Espírito de Deus deixando-o estirado ao chão. Nota-se que, “a graça de Deus estava com Saul, mas a desobediência foi a sua ruína” (Merril F. Unger).

Reflita: O líder político...
• ...que tem problemas pessoais deixa de administrar sua nação para criar problemas desnecessários.
• ...sem princípios morais é regido por sentimentos baixos que o tornam inimigo dos bons e parceiro dos corruptos.
• ...alheio as coisas espirituais – como oração, consagração e submissão a Deus – torna-se a desgraça de uma nação.
• ...desfocado de seu dever devido a ter o foco no pecado provoca tragédias, que, se Deus não estivesse agindo, já teria provocado a ruína/destruição de todos.
• ...desobediente a Deus é uma desgraça total!


Confiemos em Deus quando os políticos são corruptos! Ele cuida dos fieis! Reavivemo-nos! /Heber Toth Armí /

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...