domingo, 31 de janeiro de 2016

Josué 17 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Leitura Bíblica – Josué 17

Josué 17
Comentários: Pr.  Heber Toth Armí

As promessas de Deus devem ser experimentadas individualmente. O líder espiritual é ajuda essencial, contudo, somente com tua participação e envolvimento total o cumprimento delas será completo.

Neste capítulo, Kenneth A. Mathews comenta que “Josué distribuiu a terra às famílias de Manassés ao oeste do Jordão. Ele honrou todas as promessas de Deus (Js 17.3-4), conforme mostra o fato de ter dado terra às filhas de Zelofeade (Nm 27.1-7). A exemplo de Efraim, Manassés também optou por coexistir com cidades cananeias (17.11-12) [...]. Quando Efraim reclamou que sua porção era pequena demais, Josué o desafiou a aumentar o território, expulsando os cananeus (Js 17.14-18)”.

Precisamos reconhecer nossas fraquezas oriundas de nossos medos e anseios para que confiemos na força sobrenatural disponível a todo aquele que depende do Deus Todo-poderoso.

• Nossas queixas, reclamações e angústias muitas vezes se devem a nossa preguiça em cumprir exatamente tudo o que Deus revelou.

• Nossa vida limitada, raquítica e mixuruca deve-se muitas vezes à nossa mornidão espiritual, relaxo para com as promessas divinas e, nossa negligência em agarrar com fé, ousadia e determinação tudo o que Deus já nos deu.

• Nossas frustrações com as coisas, pessoas e instituições tem suas raízes em nossa preguiça, indiferença e acomodação.

Sobre as reclamações dos filhos de José (vs. 14-18), Marten H. Woudstra faz o seguinte comentário:

“Há uma semelhança formal entre essa seção e 14.6-15, mas o espírito é contrastante. A exigência de Calebe procedia da sua grande fé na palavra procedente de Deus em seu favor. Os filhos de José discordam do ‘quinhão’ que receberam, embora, na realidade, esse quinhão tivesse sido determinado por Deus. Além disso, a atitude medrosa deles relativa aos cananeus podia ser tudo, menos louvável”.

Aprecio muito o livro de Josué por vários motivos, observe com atenção estes pontos:

• RAABE, que era uma prostituta, se salva (Josué 2); BALAÃO, que era profeta de Deus, morre perdido, sem salvação (Josué 13:22; 24:9-10).
• CALEBE, que era idoso se dispõe a segunda milha e conquista lugares incríveis (Josué 14:6-15; 15:13-19); os FILHOS DE JOSÉ se acomodam, não fazem nem o que deveriam e, ainda reclamam (Josué 16:10; 17:13-18).

Estude... e, descubra mais coisas interessantes! Antes, porém, considere: Com quem você se parece mais no livro de Josué?
Reavivemo-nos!

Inscreva-se @tododiacomDeus convide seus amigos



Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...