quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Josué 14 Comentários: Willie Edward Hucks

Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica: Josué 14
Comentários:  Willie Edward Hucks

Josué e os chefes das tribos dividiram a terra por sorteio como o Senhor instruíra Moisés: nove tribos e meia a oeste do rio Jordão e duas tribos e meia a leste. Calebe lembrou a Josué que 45 anos atrás  os dois haviam obedecido fielmente ao Senhor, se posicionado contra os 10 espias infiéis e que durante todos estes anos o Senhor os havia mantido vivos, conforme a Sua promessa. Durante todo esse tempo ele havia esperado pelo cumprimento da promessa, feita por Deus, de Israel herdar a terra.

Então Calebe, um membro da tribo de Judá, pediu que a terra de Hebrom lhe fosse concedida como herança. Este foi o lugar onde Abraão, Isaque e Jacó viveram por algum tempo, anos atrás, e onde viviam os Anaquins, os gigantes que tanto haviam aterrorizado os israelitas quando eles se aproximaram de Canaã. Embora Calebe tivesse 85 anos, ele ainda era saudável e forte. Por conta de sua idade e experiência Ele era muito respeitado, mas não tirou proveito desse prestígio para benefício próprio com intenções egoístas.  Sua fé era exatamente a mesma que ele tinha quando se levantou contra o relatório desanimador dos dez outros espias. "Não foi o desejo de honras ou engrandecimento próprio que determinou o pedido de Calebe. O bravo e velho guerreiro estava desejoso de dar ao povo um exemplo que honraria a Deus, e incentivaria as tribos a subjugar completamente a terra que seus pais haviam imaginado invencível." (Patriarcas e Profetas, p. 374).

Não é fácil esperar pelo cumprimento do que Deus  prometeu ou daquilo que pedimos a Ele. Mas devemos nos lembrar que Deus sempre cumpre as Suas promessas no tempo em que Ele sabe ser o melhor. Cabemos portanto aguardar cheios de esperança e fé, assim como fez Calebe.

Willie Edward Hucks II


Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...