sábado, 2 de janeiro de 2016

Deuterônômio 22 Comentários: John Ash

Reavivados por Sua Palavra

Leitura Bíblica: Deuterônômio 22
Comentários: John Ash

Esta passagem descreve os dois principais locais em que uma virgem israelita podia ser sexualmente violentada: na aldeia ou em uma área deserta nos arredores da cidade. Se uma mulher estivesse na cidade ela estaria cercada por homens que correriam em seu auxílio, caso ela gritasse por socorro. Nesta cultura de tutela masculina, se ela ficasse em silêncio, os líderes responsáveis deveriam supor que ela havia concordado com o ato.

Isto estava em contraste dramático com a situação prevista na lei quando uma mulher fosse violentada sexualmente em um lugar isolado. Se houvesse uma chance de que ninguém tivesse ouvido seus gritos de socorro, ela deveria ser automaticamente considerada inocente e isenta de punição. Em contraste com muitas das leis naqueles dias, a lei israelita sobre agressão sexual não exigia testemunhas para provar a inocência.

Como muitas outras regras do Antigo Testamento, este capítulo evidencia o caráter daquEle que conta os cabelos de nossa cabeça. No meio da escuridão de uma cultura, que não valorizava suficientemente as mulheres como criaturas de Deus e onde a palavra dos homens tinha geralmente mais autoridade do que as das mulheres, Deus defendeu as mulheres e ordenou que elas fossem protegidas e acreditadas.

Nicole Parker


Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...