quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Calebe inspira– Josué 14

Leitura Bíblica – Josué 14

Calebe inspira
Comentários: Pr.  Heber Toth Armí

Aquele que vive os sonhos de Deus consegue mais do que aqueles que são proprietários das mais ousadas ambições egoístas. Uma vida sem Deus é um constante perder da vida, ainda que rodeado dos mais luxuosos prazeres possíveis neste mundo.

Neste capítulo, cujo objetivo é apresentar a distribuição da terra ao oeste do Jordão, atendendo às orientações divinas através de Moisés (vs. 1-5), está uma ênfase na herança de Calebe (vs. 6-15). Realmente, a atitude deste servo de Deus merece destaque e, oxalá impacte nossa vida ao meditar em seu exemplo registrado objetivando incentivar-nos.

• Provavelmente o maior princípio deste capítulo seja este: O verdadeiro líder espiritual respeita os líderes espirituais que antecederam em sua função. Josué cumpriu exatamente as orientações de Moisés, ele não alterou, nem cancelou nada.

O restante deste comentário focará a pessoa que o texto enfatiza: Calebe.

“Antes de fornecer os limites territoriais de Judá, o Espírito de Deus registrou o pedido de Calebe requisitando a cidade de Hebrom. Embora estivesse com oitenta e cinco anos de idade, a fé, a coragem e a força de Calebe eram invencíveis. Ele desejava mais vitórias espirituais, de modo que recebeu Hebrom como herança” (William MacDonald).

Calebe possuía um espírito diferente dos demais. 45 anos antes do episódio deste capítulo ele revelou valentia, ousadia, determinação e fé (Números 14). 45 anos depois, agora com 85, continuava o mesmo, talvez com mais fibras que antes – não se faz mais idoso como antigamente!

Gene Getz, de olho neste homem de caráter, focando no texto de Josué 14, apresenta cinco lições práticas de vida:

1. Deus honra os homens que andam segundo a Sua vontade.
2. Deus honra os homens que ficam firmes contra a maioria, quando esta maioria está errada.
3. Deus honra homens que ficam firmes, mesmo quando isto implica rejeição do grupo.
4. Deus honra homens que O seguem fielmente.
5. Deus não esquecerá os homens que O servem com fidelidade e consistência.

Calebe inspira juvenis, jovens, adultos e idosos a cumprirem a missão do Céu na Terra!

A essência da existência neste mundo está na total dependência do Deus Todo-poderoso. O relaxo espiritual explica a razão de muitas pessoas estarem aquém de uma existência realizada, satisfeita e inspiradora!

Precisamos reavivar-nos urgentissimamente! –/Heber Toth Armí /

Inscreva-se no Telegram @tododiacomDeus 



Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...