segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Não Temas -Deuteronômio 3

Leitura Bíblica – Deuteronômio  3
Não Temas 
Comentários: Pr.  Heber Toth Armí

Deus não provê uma vida sem lutas para ninguém neste mundo. Ele jamais prometeu uma vida sem dor, lágrimas e desafios. A nossa jornada aqui é um constante avançar segundo o plano de Deus, o que nunca é fácil neste mundo impregnado de pecado, principalmente por nossa forte inclinação a tudo o que é mal.

Vamos continuar aprendendo com a retrospectiva do sermão de Moisés antes do povo possuir a terra que Deus prometera. Este capítulo pode ser assim dividido:

1. A conquista de Ogue (vs. 1-11);
2. A posse da Transjordânia (vs. 12-20);
3. Josué assume a liderança de Moisés (vs. 21-29).

Moisés está dando as últimas instruções. São seus últimos sermões. Suas últimas exortações. Suas últimas ações. Deus faz a coisa certa. Moisés faz a coisa certe. E, Josué também tem a atitude certa.

• Com Deus, as coisas funcionam bem, e o povo de Deus avança vitorioso!
Na reta final, Deus substitui Moisés por Josué, o qual possuia visão mais bélica para liderar ao povo nesta nova etapa: A conquista!
• A retrospectiva é fundamental, pois um povo sem conhecimento histórico pode ter um futuro catastrófico. A retrospectiva do povo de Deus visa fortalecer a fé no Deus do povo.
• A retrospectiva relembra as bênçãos do passado, aviva a fé no presente e capacita a visão para o futuro. Para esta atividade, a confiança em Deus é essencial!

William MacDonald comentou que Moisés, nos versos 21-29, “ordenou a Josué que se lembrasse das vitórias do passado e confiasse em Deus para as conquistas do futuro”.

• Fazer uma retrospectiva espiritual evita sofrer de ansiedade diante de um futuro desafiador, estarrecedor;
• Recapitular o que Deus fez nos dá certeza de Sua obra agora e no porvir;
• Confiança em Deus depende, muitas vezes, de saber que Ele nunca nos desamparou;
• A luta pelas promessas divinas dependerá de minha fé nAquele que promete.

Deus nos permite lutar para nos fortalecer. Permite desafios para que confiemos mais nEle. Deseja que arregacemos as mangas da camisa e enfrentemos com garras aos obstáculos da vida para moldar nosso caráter, ensinar que o mal não presta e nos tornar resistentes às investidas do maligno. Quanto mais demoramos aprender, mais tempo permaneceremos na escola do deserto.

Vamos à luta? Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí



Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...