terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Deuteronômio 4

Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica: Deuteronômio 4

No capítulo 4 do Livro de Deuteronômio, Moisés dá continuidade em seu discurso iniciado no capítulo 1, exortando o povo à obediência aos Mandamentos de Deus, ressaltando os seguintes detalhes:

Deuteronômio 4:1-13 Uma revisão dos caminhos de Deus com eles no passado.
Deuteronômio 4:14-24 Avisos contra ídolos ou imagens.
Deuteronômio 4:25-49 Seu futuro, com encorajamentos e avisos.

Observemos também que:

Deuteronômio 4:2 - Nada acrescentar nem nada diminuir à Palavra  dos Mandamentos de Deus (Dt 4:2 / Lc 16:17).

Deuteronômio 4:5-8- Cumprir os Mandamentos de Deus seria para o povo "sabedoria e entendimento", e seriam vistos pelos demais povo como um "povo sábio e inteligente"

Deuteronômio 4:10 - Os israelitas deveriam temer ao Senhor todos os dias e ensinar as Palavras do Senhor em Horebe (Sinai) aos filhos deles .

Deuteronômio 4:13 - A Aliança de Deus com o Povo de Israel por meio de Moisés foi anunciada pelo próprio Deus a iniciar dos Dez Mandamentos, e escritos por Ele mesmo em duas Tábuas de Pedra (Dt 4:13).

Deuteronômio 4:15-24- Foi ressaltado acerca da proibição de se fazer imagens idolátricas

Deuteronômio 4:25-31- Casos eles se perverterem pela idolatria seriam espalhados pelas terras estrangeiras e lá seriam levados a servir a outros deuses; porém se de lá buscarem ao Senhor, este lhes atenderá, mesmo em meio à angústias.

Deuteronômio 4:32-40-  Moisés ressalta a Peculiaridade do Deus de Israel em comparação com os deuses das nações, e a conclusão foi: "o Senhor é Deus; nenhum outro há, senão ele" (Dt 4:32-39); e por essas e outras Razões o povo foi incentivado a guardar os Mandamentos de DEUS, "para que te vá bem a ti e a teus filhos depois de ti" (Dt 4:40).

Deuteronômio 4:41-43- Moisés também separa as 3 cidades de refúgio (das 6 ordenadas - Nm 35:13-15): Bezer (para os rubenitas), Ramote (para os gaditas) e  Golã (para os manassitas).

Examinemos atentamente os versículos 2 e 7 de Deuteronômio 4 e veja Que coisa maravilhosa era para esta nação ter seu próprio Deus no céu!

Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando. Dt 4:2

Pois, que nação há tão grande, que tenha deuses tão chegados como o SENHOR nosso Deus, todas as vezes que o invocamos? Deuteronômio 4:7

Todas as palavras que O Senhor Deus havia dado a eles deviam ser atendidas. Nada era para ser acrescentado ou tirado delas.

O  capítulo 4 de Deuteronômio é um  grande encorajamento e aviso para nós hoje.Esses versículos podem ser aplicados  em um sentido espiritual.Não podemos perder as bênçãos que Deus tem para nós por nossa desobediência, podemos perder nossa alegria e paz, mas nunca podemos perder a direção da Palavra de Deus se verdadeiramente quisermos ser felizes e almejamos a nossa salvação.

 “Não existe fracasso que possa romper o elo de fé com o poder de Deus. “

“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor”Oséias 6.3

Nenhum comentário:

Reconheça e confie

  Devocional Diário Reconheça e confie Então o homem disse: “A mulher que me deste para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi.” Gêne...