segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Vivendo como peregrinos

Leitura Bíblica - Números 4

Vivendo como  peregrinos 
Comentários: Pr.  Heber Toth Armí

Este quarto livro da Bíblia visa incutir em nossa mente que não estamos neste mundo como turistas, mas como peregrinos. Apenas focados nas sublimes mensagens espirituais, atentos aos verdadeiros líderes espirituais e consagrada dedicação à congregação dirigida por Deus viveremos como peregrinos, não como turistas neste mundo de pecado.

Um futuro promissor depende de nossa dependência ao Senhor no presente! Santifique-se para o serviço de Deus hoje a fim de que estejas preparado para estar em Sua presença futuramente.

O capítulo em apreço mostra que nem todo levita era sacerdote, mas todo sacerdote teria de ser levita para servir ao Senhor em Seu santuário. Deveres sagrados cumpridos fielmente distanciam-nos do pecado.

Na obra de Deus cada um tem deveres específicos. Leia em tua Bíblia e conheça os deveres dos...

1. Coatitas (vs. 1-20);
2. Gersonitas (vs. 21-28);
3. Meraritas (vs. 29-33).

Somente filhos de Arão atuariam nos rituais sagrados do Santuário; os coatitas, gersonitas e meraritas teriam outras responsabilidades.

É preciso aprender que na obra de Deus deve-se respeitar os deveres pelos quais cada um foi designado.
1. Os filhos de Coate (coatitas) de 30 anos para cima até 50 eram 1.750 (vs. 34-37);
2. Os filhos de Gérson (gersonitas) de 30 anos para cima até 50 eram 2.630 (vs. 38-41);
3. Os filhos de Merari (meraritas) de 30 anos para cima até 50 eram 3.200 (vs. 42-45).

O livro de Números não economiza em dizer que Moisés e Arão contaram cada um dos que entrariam no sagrado ministério do Santuário (vs. 37, 41, 45, etc.). Após especificar o número destas famílias levíticas com idade própria para ministrar, juntando todos contou 8.580 servidores (vs. 46-49).

“Assim como os levitas, nós, os cristãos, também somos para o Senhor um reino de sacerdotes. Nossa principal função e preocupação devem ser adorar a Deus em todos os aspectos de nossa vida. Quer comamos ou bebamos, ou façamos outra coisa qualquer, tudo deve ser feito para a honra e glória de Deus” (Kay Arthur).

Temos que aprender com os levitas a...
• ...Não ser indiferente, preguiçoso ou omisso à obra de Deus no mundo;
• ...Viver em santidade ministrando a verdade de Deus ao mundo.
Deus nos quer como instrumentos que O represente aos descrentes!

“Senhor, usa-me! Reaviva-me!”  Heber Toth Armí



Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...