sábado, 7 de novembro de 2015

Ordem no acampamento

Leitura Bíblica - Números 2

Ordem no acampamento
Comentários: Pr.  Heber Toth Armí

A Bíblia não deve ser utilizada como restaurante self-service, do qual escolhemos alimentos conforme nosso interesse, onde desprezamos outros. A totalidade da Palavra de Deus deve estar ligada a nossa fidelidade.

Não se alimenta de toda Palavra que sai da boca de Deus quem ignora certas partes desta Palavra!

Assim como tem quem come presunto defumado, calabresa ou bacon, tem quem gosta de alimentar-se espiritualmente de coisas que contaminam a alma, ao substituir a Bíblia por qualquer literatura ou subsídios supérfluos.

O capítulo em apreço revela preciosas verdades que devem ser fundamentais para nós:

• Deus deve ser central na vida diária. A rotina de quem não inclui Deus no centro de tudo leva à ruína (vs. 1-2);

• Deus deve organizar a vida de cada indivíduo e de toda família. Se Deus não tiver permissão para administrar cada membro da família, tua vida será uma bagunça/desordem/baderna (vs. 3-34).

O próprio Deus organizou o acampamento de Seu povo no deserto antes de avançar em direção à Canaã. Ele sistematizou a localização geográfica de cada tribo. Do...

1. ...Lado leste do Tabernáculo: Judá, Issacar e Zabulom (vs. 3-9);
2. ...Lado sul do Tabernáculo: Rubem, Simeão e Gade (vs. 10-16);
3. ...Lado oeste do Tabernáculo: Efraim, Manassés e Benjamim (vs. 18-24);
4. ...Lado norte do Tabernáculo: Dã, Aser e Naftali (vs. 25-34).

A nação que não tem Deus como Senhor no centro de tudo não terá prazer em viver. Povo assim anda desnorteado, na incerteza do amanhã, trabalha por trabalhar, vive por viver; o estresse é o resultado da ganância, e a morte é simplesmente o fim do cansaço.

A tribo de Levi foi organizada para estabelecer-se no meio do acampamento (v. 17). Levitas cuidariam da espiritualidade tanto quanto as outras tribos cuidariam do sustento e da segurança. A espiritualidade não deve ser periférica, deve ser central para todo crente.

As tribos do leste iniciavam a jornada, em seguida as do sul, os levitas no meio, logo seguiam as do oeste e, por último, as do norte. Que organização! “Ciência é o conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada” (Immanuel Kant).

Organize tua vida: Convide a Deus para tomar conta dela!

Vida organizada resulta em família bem ordenada. Famílias estruturadas resultam em igreja e sociedade bem ordenadas!




Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...