Translate

sábado, 3 de outubro de 2015

Temas relevantes

Leitura Bíblica  - Êxodo 34

Temas  relevantes
Comentários  Heber Toth Armí

Há neste capítulo muitas verdades espirituais. Há muita teologia em cada parágrafo. Há muitas lições práticas, das quais devemos atentar.

Observe os seguintes tópicos:

1. Embora Moisés soubesse tudo o que estava escrito nas duas tábuas dos Dez Mandamentos que ele havia despedaçado, Deus não pediu que ele reescrevesse. Só foi pedido que Moisés preparasse novas tábuas de pedras e levasse para Deus escrevê-las novamente – Estas são as especiais e morais Leis de Deus (vs. 1-4);

2. Uma visão correta do caráter amoroso de Deus orienta a oração dos seres humanos desprovidos da glória divina. Quanto mais Moisés avançava em seu relacionamento com Deus, mais percebia que Deus é misericordioso, gracioso, paciente, amoroso, fiel, leal, perdoador... embora intolerante ao pecado (vs. 5-17);

3. Há temas tão relevantes que Deus reitera sempre que vê necessidade. Nos versos 18-27, Deus relembra Moisés da importância da...

• festa dos pães asmos;
• redenção dos primogênitos;
• santidade do sábado;
• festa das semanas;
• festa da colheita.

4. Aquele que passa tempo na presença de Deus reflete Sua glória. Quem vive na presença divina certamente não será mais o mesmo. Moisés esteve por 40 dias ininterruptos na presença de Deus; não parou nem para comer nem para beber nada, então, sua face resplandeceu diante dos israelitas (vs. 28-35).

Por três vezes Deus quis que fosse inserida a orientação de que é proibido cozinhar o cabrito no leite de sua própria mãe (Êxodo 23:19; 34:26; Deuteronômio 14:21).

Hans Joechen Boecker apresenta várias opções interpretativas deste mandamento, alegando que elas são questionáveis. Após analisar as principais interpretações, oferece sua compreensão, que segue:

“No leite materno, o animal recém-nascido encontra o elixir de vida propriamente dito; o leite materno transmite a energia do início da vida. Utilizar o leite materno para cozinhar o filhote destruiria a ordem da criação, pois mesclaria de forma negativa a esfera da vida com a esfera da morte”.

Deus se preocupa com pequenos detalhes. Ele é o autor da vida e quer que seres humanos preservem a vida de Suas criaturas. O leite é símbolo da vida, e não quer que esteja vinculado com a morte. Deus é o Criador, por isso é também o Legislador. Tudo o que Ele faz revela cuidado com o pecador.
Feliz sábado! – Heber Toth Armí



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Receba em seu e-mail nossas mensagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis