terça-feira, 13 de outubro de 2015

Levítico 4 Comentários: Roy Gane

Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica: Levítico 4
Comentários: Roy Gane

Os sacrifícios de Levítico 1-3 eram voluntários, mas quando imperfeições humanas poderiam afetar o santuário de Deus ou coisas santas associados a ele, as ofertas pelo pecado e pela culpa (Lv 4-5) eram obrigatórias. O holocausto era o sacrifício expiatório básico (Jó 42:8; Lev 1:4), mas o Senhor estabeleceu, adicionalmente, as ofertas do pecado e culpa para lidar com casos específicos.

A função da oferta pelo pecado, melhor chamada de “oferta de purificação”, era purificar os ofertantes de pecados menores (normalmente não-intencionais) e de impurezas físicas rituais (Lev 12, 14-15). As impurezas físicas não eram atos de pecado, mas representavam o estado humano de mortalidade resultante do pecado.

De maneira exclusiva, o sangue de um sacrifício pelo pecado era colocado sobre os chifres, ou seja, os pontos mais altos do altar do incenso (quando o sumo sacerdote ou a comunidade como um todo pecava) ou do altar exterior (em todos os outros casos). Isso mostrava a importância do sangue, que resgatava a vida do ofertante (Lv 17:11) e apontava para Cristo, que viria e proveria “redenção, pelo Seu sangue” (Ef 1:7) e daria “a Sua vida em resgate de muitos” (Mt 20:28).

Cristo não só oferece o perdão para os nossos atos de pecado, mas também a cura do nosso estado de mortalidade resultante do pecado (comparar Sl 103:2-3) para que possamos desfrutar da vida eterna (Rm 6:23).

Roy Gane


Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/lev/4

Nenhum comentário:

Slow food

  Devocional Diário Slow food Jacó deu a Esaú pão e o ensopado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Gênesis 25:34 Esaú era u...