domingo, 18 de outubro de 2015

Levítico 9 Comentários: Roy Gane

Reavivados por Sua Palavra

Leitura Bíblica: Levítico 9
Comentários: Roy Gane

Após a consagração do santuário e de seus sacerdotes, estes estavam prontos para servir a Deus. Arão e seus filhos oficiaram seus primeiros sacrifícios, que foram aceitos pelo fogo divino (Lv 9; comparar 1 Reis 18:38-39).

Em outras partes do antigo Oriente Próximo, divindades (representadas por seus ídolos) eram trazidas para seus novos templos em rituais realizados por seres humanos. Mas o Deus de Israel mudou esta prática. Ele passou a residir no tabernáculo (Êxodo 40:34-35), antes de quaisquer rituais terem sido realizados lá. Desta forma, ele enfatizou que sua presença real, viva, habitava entre o Seu povo. Ao contrário de um ídolo, Ele poderia chegar ou ir (compare Ezequiel 9-11), quando Ele desejasse.

Antes de realizar sacrifícios para o resto da comunidade, os sacerdotes tinham que oferecer sacrifícios por si mesmos, pois eles eram falhos como todos os outros. Assim, eles representavam as pessoas perante Deus, ao mesmo tempo em que O representavam para o povo. Cristo, a quem o serviço ritual apontava, é a única escada entre nós e Deus (compare João 1:51). Ele viveu entre nós e experimentou os mesmos tipos de tentações que enfrentamos, portanto Ele compreende perfeitamente nossas lutas. Mas Ele não pecou, e por isso Ele não precisava de expiação para si mesmo (Hb 4:15; 7:26-28). Seu sacrifício é apenas para nós.

Roy Gane



Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...