Translate

sábado, 24 de outubro de 2015

Levítico 14 Comentários: Roy Gane

Reavivados por Sua Palavra

Leitura Bíblica: Levítico 14
Comentários: Roy Gane

Levítico 15 fornece instruções sobre impurezas causadas por secreções genitais:

secreções masculinas anormais (versículos 2-15)
….secreções masculinas normais (versos 16-17)
……..secreções normais femininas com masculinas (versículo 18)
….secreções femininas normais (versos 19-24)
secreções femininas anormais (versos 25-30, compare Lc 8:43-48)

[Note a estrutura simétrica, ou “quiástica”, onde os extremos se relacionam]

Em Levítico 18:19 e 20:18, a proibição de relações sexuais com uma mulher menstruada está incluída entre as leis morais permanentes (Ez 18:6). O pecado deliberado de incorrer nesta proibição resultava na pena divina de “ser cortado” [excluído] (Lv 20:18), sem remédio ritual disponível. A impureza temporária mencionada em Levítico 15:24 era a resultante de um eventualidade quando o período de menstruação de uma mulher começava sem ela o saber.

Algumas impurezas do sexo masculino e feminino aconteciam de forma não intencional e algumas impurezas graves requeriam sacrifícios expiatórios para purificação.

Estes fatos foram mal interpretados por muitos cristãos, ao considerarem que os seres humanos pecam também automaticamente [de forma não intencional]. Mas eles não entenderam a diferença entre pecados e impurezas físicas. Atos de pecado são atos [conscientes], e, portanto, não são automáticos. Eles envolvem escolha (Tg 4:17), mesmo que a pessoa não perceba no momento que sua escolha é a errada (Lv 4). Permaneceremos em nosso estado de pecado até que nossos corpos sejam transformados pela Segunda Vinda de Cristo (1 Co 15:51-54), mas Deus é poderoso para guardar-nos de atos de pecado (Judas 24).
Roy Gane


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Receba em seu e-mail nossas mensagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis