terça-feira, 6 de outubro de 2015

Êxodo 37 Comentários: Giselle Sarli Hasel

Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica: Êxodo 37
Comentários: Giselle Sarli Hasel

Depois de completar a estrutura da tenda e seus revestimentos exteriores, os artistas passaram a trabalhar no mobiliário interior.

Êxodo 37 começa com Bezalel construindo a Arca da Aliança. Aqui encontramos uma descrição da forma da Arca, suas medidas, a tampa, e os querubins que se olhavam. Bezalel assumiu a responsabilidade pessoal em fazer a Arca, porque representava o trono de Deus e era a peça mais importante do mobiliário. Ele fez os dois querubins, de ouro batido, para serem colocados em cima da tampa da arca (propiciatório). Isto significa que eram peças de ouro maciço, esculpidas (moldadas) pelo artista, batendo o metal macio com o martelo.

Quando querubins são mencionados na Bíblia eles representam guardiões da santidade, frequentemente associados com o trono de Deus, sendo as criaturas mais próximas de Sua presença (Ez 28:14). Em Gênesis lemos que por causa do pecado, querubins protegeram a entrada oriental do Jardim do Éden (Gn 3:24). Nessa passagem, sua tarefa é guardar e separar a santidade da não-santidade, o sagrado do profano. Em Apocalipse 4:8 vemos novamente um querubim, preparando o julgamento final e a restauração do reino de Deus ao proclamar Sua santidade, enquanto o Senhor se assenta no trono celeste do reino de Deus. A presença de querubins no tabernáculo representava o trono de Deus e o tribunal onde Ele iria perdoar pecados e restauraria Seu reino na Terra.

Êxodo 37 fala da construção de outras mobílias, mas o nome de Bezalel não está diretamente relacionado com sua realização, como esteve com a Arca. Talvez Bezalel estivesse envolvido, mas dependia da assistência de outros artistas. Esses itens incluíam a mesa, o candelabro e o altar do incenso. Todos os móveis eram importantes porque cada um era símbolo da aliança redentora de Deus.

Giselle Sarli Hasel

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...