terça-feira, 2 de junho de 2015

Hebreus 9 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  

Leitura Bíblica- Hebreus 9
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Religião sem relacionamento vívido e real com Deus é ilusão. Rituais, cerimônias, formas, etc. não significam absolutamente nada se não promover aproximação de Deus e distanciamento do pecado.

O capítulo em apreço mostra escancaradamente o que Cristo fez para destruir todas as barreiras entre Deus e o ser humano, barreiras estas erigidas pelos nossos horrendos pecados.

Este capítulo fala 12 vezes sobre o sangue, sobre o sangue dos animais que apontava para o sangue de Cristo e o sangue de Cristo que validava o significado do sangue de animais. Nota-se a enorme angústia humana sob a escravidão do pecado tentando purificação pelo sangue, mas sem resposta significativa.

Então, o divino Filho de Deus veio e viveu sem pecado; depois, morreu para prover purificação por meio de seu precioso sangue; então, tornou-Se Sumo Sacerdote na corte do Céu oferecendo um sacrifício autossuficiente. Assim, o Calvário é o alvo apontado por todos os sacrifícios do Antigo Testamento.

O magnífico sacrifício de Cristo proveu a solução que todos os sacrifícios de animais não proveram. O sacrifício e a morte de Jesus superam todos os outros sacrifícios e sangues. Por isso, Jesus é:
• ...Mediador da Nova Aliança (v. 15);
• ...Nosso representante diante de Deus (v. 24);
• ...Garantia da solução total do pecado no Universo (v. 26).

Por meio de Cristo, os cristãos de fé verdadeira, guiados pelo Espírito Santo, têm acesso ao verdadeiro Santuário, no Céu, junto ao Soberano Sumo Sacerdote; isso porque, embora o culto do Antigo Testamento provesse purificação cerimonial, o novo culto em Cristo provê purificação moral – da consciência (vs. 9, 13-14).

Num sonho Martinho Lutero viu-se perante o trono de Deus, no dia do julgamento. Satanás estava ali presente para acusá-lo. Quando os livros se abriram, o inimigo apontou muitos e muitos pecados, dos quais ele era, de fato, culpado – Nestas horas Satanás fala verdades nuas e cruas.

Em seguida, o coração dele afundou em terrível desespero. Foi então que lembrou-se da cruz de Cristo e, virando-se para o acusador, o derrotou com as seguintes palavras: “O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado”.

O sangue de Cristo não obteve somente nossa redenção, mas também a purificação de nossa consciência corrompida pelo pecado. Lave-se neste sangue, ele tem poder purificador!

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos do Antigo e Novo Testamento você encontra em:


Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...