sexta-feira, 5 de junho de 2015

Hebreus 12 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  

Leitura Bíblica- Hebreus 12
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

É fácil perder a fé. Cair da graça também. Por isso, Espírito Santo, neste capítulo, apresenta uma mensagem para estimular a perseverança, a permanência do cristão em Cristo.

F. F. Bruce o resume assim:
• Jesus, o pioneiro e aperfeiçoador da fé (vs. 1-3);
• A disciplina é para os filhos (vs. 4-11);
• Estejamos, então, ativos (vs. 12-17);
• O Sinai terrenal e a Sião celestial (vs. 18-24);
• Prestem atenção à voz de Deus (vs. 25-29).

Os destinatários desta carta foram humilhados e maltratados, uns presos outros com seus bens confiscados (10:32). Portanto, não fazia sentido voltar atrás no que haviam avançado na vida espiritual.

Ao abordar a responsabilidade cristã frente ao que Jesus fez, a mensagem começa referindo-se a imensa quantidade de testemunhas que enfrentaram oposição, mas não sucumbiram (11:1-40). Após mencioná-las, o autor incentiva a perseverança comparando a vida cristã a uma corrida, a qual exige-se muito treino, tendo Deus como treinador/Coach, que nos trata como Seus filhos (12:1-13).

Para isso, é importante que cada cristão...

1. Abandone todo peso e pecado, bagagens do passado, traumas, culpas, preconceito, e todo tipo de pecado, a fim de estar leve para correr, ágil para ter velocidade e focado na vitória (vs. 1-2).

2. Aceite a disciplina que molda o caráter cristão após viver muito tempo sendo moldado pelo pecado. Deus ama, por isso disciplina para corrigir e tornar o cristão numa pessoa cada vez melhor; ainda que durante o treino pareça dureza e exigência demais, o resultado será maravilhoso (vs. 3-13).

3. Busque a santificação, ela é visível no relacionamento com amigos, vizinhos, cônjuges, filhos, pais e inimigos; na administração dos negócios, finanças, etc. Paz e santificação se notam em todos os momentos da rotina diária do cristão (vs. 14-17).

4. Passa pela experiência do Sinai e do Calvário, vê sua condição através do espelho da Lei e vê Cristo como solução para sua terrível situação, deixa a desgraça do pecado e cai na graça divina. A indiferença e incredulidade resultam em frutos da perversidade (vs. 18-29).

Devemos olhar sempre para Jesus (v. 2). Ele...
• ...É Autor e Consumador de nossa fé;
• ...Suportou injúrias e sofrimento pela alegria de ter-nos com Ele;
• ...Passou pela cruz para interceder pelos que O aceitam...

Portanto, não desfaleçamos. Reavivemo-nos!
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos do Antigo e Novo Testamento você encontra em:



Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...