segunda-feira, 22 de junho de 2015

1 João 3 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  

Leitura Bíblica-1 João 3
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Precisamos aprender amar o que Deus ama e odiar o que Ele odeia. O ódio ao pecado deve levar o cristão à luta renhida/acirrada contra as imoralidades, trevas, perversidades, etc., sem jamais esmorecer na demonstração do verdadeiro amor ao pecador.

Observe: “Em nenhuma outra época da igreja cristã se viu um amor como o que tinha entre os primeiros cristãos”, por isso, “não devemos estranhar-nos de que o cristianismo se estendeu rapidamente de um extremo do mundo a outro, e isso ainda que tinha poucas organizações missionárias e poucos programas de evangelismo. O amor que praticavam chamava a atenção do mundo, bem como Jesus tinha dito” (David W. Bercot).

João escreve a cristãos – à igreja. Demonstra que o amor é a essência da vida cristã. Cristão sem amor está sem Cristo. A pregação do evangelho é a proclamação do amor. Deus nos ama e quer que amemo-nos uns aos outros (vs. 1-24).

Pecado é mais do que transgressão da Lei – quem foca apenas nisso se inclina ao legalismo. Pois, quem comete pecado TAMBÉM transgride a Lei. Não se torna pecador ao transgredir a Lei, transgride-se a Lei Divina por ser pecador.

João escreveu: “Vou dizer como diferenciar entre os filhos de Deus e os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, tampouco quem não ama a seu irmão. Simples assim” (v. 10). Para João ódio é igual a homicídio. Quem odeia é um assassino. Portanto, está condenado à morte (vs 13-15).

A Trindade está atuante na salvação do crente. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo estão empenhados no processo de salvar o perdido – o qual só será condenado caso decida permanecer iludido.

1. Deus Pai concede amor, nos chama de Seus Filhos e quer que nos tornemos semelhantes a Jesus (vs. 1-3, 18-24);
2. Deus Filho morreu por nossos pecados e ruiu as obras do diabo para salvar-nos do maligno (vs. 4-8);
3. Deus Espírito Santo habita no crente (v. 24).

Quem não permite que a Trindade opere a salvação em sua vida traçará caminho rumo à perdição, à total ruína.

De quem somos filhos: De Deus ou do Diabo? Como saber? Os filhos do Diabo reproduzem Seu caráter, os filhos de Deus não!

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos do Antigo e Novo Testamento você encontra em:


Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...