domingo, 21 de junho de 2015

1 João 2 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  

Leitura Bíblica-1 João 2
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Nunca é hora de pecar, sempre é perigoso pecar. O alvo bíblico do cristão é viver sem pecado (v. 1, 12-15); contudo, caso caia em pecado, aquele que recorrer ao melhor advogado do Universo nunca perderá. Como advogado, Jesus nunca perde uma causa!

A fim de ganhar a causa contra a condenação do pecado é preciso seguir alguns requisitos:

1. Ter a Jesus como Teu advogado, seguir e aplicar Suas orientações/recomendações (vs. 1-3);

2. É preciso conhecer a Deus de verdade; para isso o apóstolo João aplica algumas provas a fim de avaliar se realmente você conhece a Deus:

• Aquele que diz conhecer a Deus, mas não guarda Seus Mandamentos (Êxodo 20:3-17), está iludido, é mentiroso e não tem verdade nenhuma em suas palavras (vs. 4-5);
• Aquele que diz que está em Cristo (que O tem como advogado) deve refletir Seu caráter, Sua luz – a transformação que resulta de estar em Sua presença (vs. 6-8);
• Aquele que diz que aceitou Jesus e vive para Ele deve amar as pessoas, sejam elas merecedoras ou não deste amor; quem maltrata, despreza, ignora e odeia a seu próximo ainda não conhece a Deus de verdade e não está em Cristo – está cego e surdo para o evangelho (vs. 9-11). Aquele que vive a verdadeira religião permanece para sempre – vence! (vs. 15-17).

3. Ser cristão sem ter as características do verdadeiro cristianismo descrito neste capítulo significa estar firmado e crendo em qualquer outro cristo que não é o verdadeiro; falsos cristos têm surgido como opção aos perdidos oferecendo-lhes ajuda, prosperidade, libertação – mas tudo não passa de enganação (vs. 18-26);

4. A religião de Cristo tem a ver com transformação de vida, é instruído por Ele, permanece nEle, tem confiança nEle e aguarda Sua segunda vinda. A pessoa que é nascida em Cristo, que morreu para o pecado, não vive na prática da injustiça, do pecado (vs. 27-29).

Assim como há falsos cristos para enganar, há falsos cristãos para influenciar objetivando atrair pessoas para o mal. Hernandes Dias Lopes argumenta que o apóstolo João está fazendo uma distinção entre o verdadeiro crente e o falso.

Faça uma avaliação, não dos outros, mas de tua vida, se de fato és cristão...
“Senhor, ajuda-me a ser cristão genuíno!”

Imagens do Google 
Curta e compartilhe:


Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...