sábado, 30 de maio de 2015

Hebreus 6 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida

Leitura Bíblica- Hebreus 6
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Igual a crianças, têm cristãos que pensam saber alguma coisa (principalmente quando despencam para o erro), e creem que seus pensamentos/desejos incorretos estão certos. O que o Espírito Santo diz a estes cristãos?

“Vamos abandonar os rabiscos da pré-escola e passar para as grandes obras de arte que retratam Cristo. Cresçam em Cristo. As verdades fundamentais estão estabelecidas: virar as costas para a ‘salvação da autoajuda’ e se voltar para Deus com toda confiança; instruções batismais; imposição das mãos; ressurreição dos mortos; castigo eterno [...]. Mas isso não é tudo. Continuemos” (vs. 1-3).

Tem gente que pensa que alimento sólido são datas proféticas, esboços e cronogramas históricos complexos, estudos extra-bíblicos, especulações teológicas, etc. Mas é Cristo. Ele...

1. É maior que os profetas;
2. É maior que os anjos;
3. É maior que Moisés;
4. É maior que Josué;
5. É Sumo Sacerdote superior ao sumo sacerdote Arão;
6. Está num Santuário melhor que o do Antigo Testamento.

Dar ênfase a outra coisa, diminuir Cristo, buscar outros meios de salvação, abandonar a fé, tudo isso significa crucificar Cristo outra vez, repudiá-lO em público, preparar a própria armadilha e decidir-se pela perdição (vs. 4-8).

“Amigos, estou certo de que isso não acontecerá com vocês. Tenho os melhores pensamentos a respeito de vocês – pensamentos sobre a salvação”; entretanto, “não voltem atrás. Sejam como aqueles que nunca perderam a fé e receberam tudo que foi prometido a eles” (vs. 9-12).

Deus prometeu salvação aos que apegarem-se a Ele, somente a estes. Como Abraão, é preciso que agarremos a promessa, certos de “que Deus não pode quebrar Sua própria palavra”. Ele é imutável e fiel (vs. 13-18).

A fé deve conduzir-nos à “presença de Deus, onde Jesus está” como Sumo Sacerdote em nosso favor, “na ordem de Melquisedeque” (vs. 18-20).

Aplicações:

1. Perder-se em emaranhados especulativos é perigoso;
2. Cair da graça é chafurdar-se na desgraça;
3. Infantilidade espiritual deturpa o cristianismo;
4. Maturidade espiritual implica crescer intensa e incessantemente em Cristo;
5. Apostasia é o caminho da rebeldia que tem como destino o inferno;
6. Há apóstatas na igreja tentando desviar os desaviados/incautos/infantes... Cuidado!
7. Firme-se nas promessas de Jesus!

Permita que a esperança nas promessas divinas seja tua âncora frente às ameaças espirituais. Reavivemo-nos!

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos do Antigo e Novo Testamento você encontra em:


Nenhum comentário:

Reconheça e confie

  Devocional Diário Reconheça e confie Então o homem disse: “A mulher que me deste para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi.” Gêne...