sábado, 25 de abril de 2015

Efésios 1 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  

Leitura BíblicaFilipenses  1
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Conhecido como um dos livros mais alegres, muitos o consideram a “epístola da alegria” de Paulo. J. H. Jowett diz ser este, “um pequeno e gracioso volume encadernado com capas da graça”. Enfim, com teologia e prática, esta carta me impacta sempre que a leio.

Estas palavras inspiradas saíram da prisão com destino à Igreja. Paulo estava preso por pregar liberdade em Cristo. Estava feliz e agradecido, e, a razão de escrever é que os crentes de Filipo “haviam mandado um dos homens mais respeitados, chamado Epafrodito, que entregou seu pacote de amor” (Gene Getz).

1. Na introdução, nota-se Paulo saudando aos membros e líderes de igreja (v. 1);
2. Na sequência, uma oração de agradecimento pelos colaboradores do evangelho, os apoiadores de evangelismo; contudo, inclui pedidos por amor, conhecimento, discernimento e santidade – tudo em grande quantidade (vs. 2-10);
3. Depois, Paulo revela sua preocupação por causa da preocupação deles por ele. Deveriam ficar tranquilos, pois Deus fez o evangelho propagar-se da prisão até aos da Casa de César; tudo está no controle de Deus, até a morte de Seus servos (vs. 12-26);
4. O capítulo encerra com uma nota teológica: Unidade eclesiástica com foco em cristologia, resultado da soteriologia (vs. 27-30).

Nesta carta, Paulo não se perde nos detalhes; afoito para apresentar o que realmente importa, Cristo, note que mensagem ele nos transmite! Aquele que se tornou cristão genuinamente...
• ...sempre coloca a Cristo em primeiro lugar (vs. 12-21), nunca o eu, pessoas ou coisas;
• ...põe as pessoas em segundo lugar de prioridade, pois o egoísmo que traz infelicidade se dissolveu com o sangue de Cristo (vs. 22-26);
• ...põe a si mesmo sempre em último lugar – esse é o segredo da felicidade, que muitos ignoram.

Preso. Atacado. Condenado. Injustiçado. Humilhado. Desprezado. Cansado.  Nada contribuía para a alegria de Paulo. O que isso nos ensina? Que a alegria...
• ...não depende de circunstâncias, mas de intimidade com Cristo;
• ...está a um passo de uma decisão: Entregar-se sem reservas a Cristo;
• ...caracteriza o cristão em todas as ocasiões, quando Cristo é o foco.

Firmes no Espírito, do lado vencedor, a graça nos faz perseverar ainda que tudo conspire contra nós. Por isso, a alegria é real na vida cristã.
Deixe esta alegria te contagiar!

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos do Antigo e Novo Testamento você encontra em:


Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...