domingo, 19 de abril de 2015

Efésios 1 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  

Leitura Bíblica- Efésios 1
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Este livro pequeno nos leva à tranquilidade e solenidade do santuário, à presença Divina. Quem se empenhar em aprofundar-se em seus ensinos e orientações encontrará descanso para o coração, desafio para mergulhar numa verdadeira meditação e motivos para expressar sublime adoração ao soberano Criador.

A igreja, que muitos rejeitam, é o grupo de crentes, idealizado e formado pela Trindade, tendo por base o plano de salvação. Paulo compara à igreja ao corpo:

1. Toda a Trindade está envolvida na formação deste “corpo”: Foi esquematizado pelo Pai (vs. 1-6); adquirido pelo Filho (vs. 7-12); e, conservado pelo Espírito Santo (vs. 13-14).

2. Toda a Igreja de Cristo – a verdadeira, obviamente – deve compreender seus grandes privilégios: Deus dá o espírito de sabedoria e de revelação a fim de obter pleno conhecimento da divindade (vs. 15-17); discernimento a fim de saber qual a esperança (promessas) e as gloriosas riquezas de sua herança (v. 18); compreender “a grandiosidade absoluta" da obra celestial aos que confiam nEle: força e poder (vs. 19-20); e, e a posição que ela ocupa na Terra e no Céu estando aos estar firmada em Cristo (vs. 20-23).

Paulo escreve esta carta objetivando apresentar resultados da morte de Cristo na vida do crente. O plano de salvação é demasiadamente glorioso para que o cristianismo se torne apenas mais uma religião mística, ética e moral como muitas religiões do oriente sem a revelação de Deus, alheias ao verdadeiro plano da salvação.

1. Deus nos abençoou e nos escolheu para nos adotar (vs. 1-6);

2. Jesus deu Sua vida, derramou Seu precioso sangue, a fim de louvarmos a Deus (vs. 7-12);

3. O Espírito Santo nos sela o coração a fim de assegurar nossa segurança eterna (vs. 13-14).

4. A Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – quer consagrar o grupo de crentes, não apenas para uma obra especial no mundo, mas principalmente para adentrar às pelas portas do Céu (vs. 15-23).

Não tem como ser a mesma pessoa após participar ativa e completamente do plano divino. É uma mudança radical de vida, pensamentos e atitudes. Esta carta foi escrita no início dos anos 60 d.C. mas ignorada por muitos cristãos desde aquela época.

Desafio: Vamos viver cada experiência delineada em cada uma de suas frases?

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos do Antigo e Novo Testamento você encontra em:


Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...