sexta-feira, 20 de março de 2015

I Coríntios 6 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida
Leitura Bíblica-I Coríntios 6
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Temos problemas, mas nem todos lidam igualmente com eles. Uns fogem, outros estressam-se, outros os aumentam. Mas, como cristãos devem lidar com eles?

É correto levar assuntos da igreja aos tribunais seculares/mundanos? Tem muitos que afirmam ser cristãos, mas por quaisquer motivos parecem estar “dispostos a acionar judicialmente a todos... Nos dias de Paulo, Corinto não deve ter sido diferente” – informa-nos John Mc Vay.

Pense: “Se acham que foram prejudicados, faz sentido levar o caso a um tribunal que nada sabe dos caminhos de Deus, em vez de levá-los à família da fé? [...] Quando há desentendimentos, por que buscar a solução em gente que vocês mesmos não confiam?” – Paulo faz perguntas retóricas para mostrar que é melhor ter prejuízo do que brigar (vs. 1-8).

• Cristãos devem ter discernimento, percepção e serem mais ágeis em arranjar solução do que confusão.

Para isso, o cristão deve ser cauteloso, equilibrado, não escravo das próprias vaidades (vs. 9-12). “Quem usa e abusa das pessoas, do sexo, da terra e de tudo o que nela existe não se qualifica como cidadão do Reino de Deus. Estou falando de libertinagem heterossexual, devassidão homossexual, idolatria, ganância e vícios destruidores...”, argui Paulo.
• Como a Bíblia confronta caprichos, vaidades e vontades perversas das pessoas, ela é tão desprezada, rejeitada e odiada por muitos. E você, como a considera? Como Palavra de Deus?

Paulo acrescenta: “pode ser verdade que o corpo seja apenas temporário, mas não é desculpa para entupi-lo de comida ou entregar-se ao sexo... Lembrem-se de que nosso corpo foi criado com a mesma dignidade do corpo do Senhor... No pecado sexual, violamos a sacralidade do corpo, que foi feito para o amor idealizado de Deus, para ‘tornar-se um’ com a outra parte. Ou vocês não sabem que o corpo é um lugar sagrado, onde mora o Espírito Santo?... Portanto, deixem que as pessoas vejam Deus no corpo de vocês e através dele” (13-20).

Princípio divino: Deixe a Trindade libertar-te da libertinagem sexual e glutonaria!

Israel Belo de Azevedo comenta: “um cristão é quem foi transformado pela ação conjunta da Trindade”. Então, extrai do texto que, cristão é quem foi...
1. ...Lavado por Jesus Cristo;
2. ...Santificado pelo Espírito Santo;
3. ...Justificado pelo Pai.
Você já é cristão? 

Curta e compartilhe:

“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”


Comentários bíblicos dos livros do Antigo e Novo Testamento    você encontra em:

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...