segunda-feira, 16 de março de 2015

I Coríntios 2- Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida
 Leitura Bíblica-I Coríntios 2

Comentários: Pr. Heber Toth Armí

 Há quem prefere a ignorância à sabedoria. A sabedoria espera, enquanto as emoções apressam. Sabedoria não é conhecimento, mas discernimento. Além disso, nem todo conhecedor da verdade revelada é dotado de sabedoria.

É verdade também que, a faculdade/universidade pode dar-nos conhecimento; entretanto, somente Deus pode dar-nos sabedoria. Sabedoria é mais que aplicar conhecimento à vida prática, é depender de Deus no dia-a-dia.

O capítulo em questão apresenta-nos os seguintes pontos extraídos de Merrill Unger:

1. O Espírito Santo revela a verdadeira sabedoria (vs. 1-13);
2. O homem não regenerado é totalmente ignorante da verdadeira sabedoria (vs. 14-16).

O Espírito Santo é o agente da unidade da comunidade dos crentes. Sem Ele as emoções e paixões individuais ditariam o comportamento pessoal da cada um. Sem Ele, em lugar de união, haveria desunião; em lugar de unidade, haveria cisão.

A salvação deve ser o tema que une cada cristão. Esse plano é insondável, mas podemos conhecê-lo graças à revelação do Espírito Santo que aplica o sacrifício de Cristo em cada coração. “Os sábios do nosso tempo não têm ideia do que seja esse plano eterno. Do contrário, não teriam matado numa cruz o Senhor da vida designada por Deus” (vs. 6-10).

A sabedoria pura, verdadeira e imaculada, desprovida de vaidade, orgulho e incredulidade vem do Espírito Santo.

• O sermão pregado com sabedoria não é o discurso intelectual, rebuscado e filosófico, mas o que está acompanhado do poder do Espírito Santo (v. 4);
• As profundezes do conhecimento de Deus não são acessíveis nem às mais argutas mentes humanas, mas o Espírito Santo a perscruta (vs. 10-11);
• O espírito do mundo é diferente do Espírito Divino, o primeiro leva à arrogância/jactância, o segundo produz humildade e dependência (vs. 12-13);
• Quem não tem o Espírito Santo não ultrapassa a linha da ignorância, e, para defender-se recorre à arrogância; o Espírito Santo desenvolve discernimento espiritual, verdadeira sabedoria (vs. 14-15).

“Certo é que se buscássemos a vontade de Deus, da mesma forma que buscamos os bens materiais, seríamos imensamente enriquecidos em conhecimento! Que tesouros de sabedoria acudiriam nossa alma!” (Ralph Venning). Considere ainda:

1. Quem ama a Deus é guiado por caminhos inimagináveis (v. 9).
2. É possível ter a mente de Cristo (v. 16).

Você acredita! Mesmo?

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:


“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Nenhum comentário:

Slow food

  Devocional Diário Slow food Jacó deu a Esaú pão e o ensopado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Gênesis 25:34 Esaú era u...