domingo, 15 de fevereiro de 2015

Atos 17 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  dos  Apóstolos de Jesus

Atos 17
 Pr. Heber Toth Armí

Ah se todos fossem como os bereanos, não haveria tantas denominações cristãs diferentes! Muitos estão em igrejas falsas porque não investigam a Palavra; quando questionados, defendem a mentira como se fosse verdade.

Os sermões do grande apóstolo Paulo eram avaliados à luz da Bíblia pelos ouvintes bereanos. Eles examinavam a Palavra de Deus em casa após ouvir Paulo em público. Logo, foram considerados mais nobres que os Tessalonicenses (vs. 1-14).

A investigação bíblica diariamente e os sermões de Paulo, pregados em cada sábado, conduziram muitos homens e várias mulheres gregas, de alta posição, a unirem-se ao cristianismo.

Quando se prega fielmente a Palavra de Deus e os ouvintes avaliam sistematicamente o que foi proclamado à luz da Palavra, certamente a pessoa de mente aberta, se converterá a Cristo, seja rico ou pobre, judeu ou gentio.

Nos versos 15 a 34, Paulo falou aos ouvintes mais intelectuais do primeiro século. Embora os habitantes de Antenas fossem extremamente religiosos, a cidade era a metrópole do paganismo. Possuíam várias estátuas, até mesmo um altar “AO DEUS DESCONHECIDO”.

Havia muitos filósofos ali, porém, “logo viram que o cabedal de conhecimento de Paulo era superior ao deles. Sua capacidade intelectual impunha respeito e captava a atenção dos mais cultos e intelectuais, ao passo que seu fervoroso e lógico raciocínio e seu poder de oratória prendiam a atenção de toda plateia. Assim, o apóstolo permaneceu invicto, enfrentando os opositores no próprio terreno deles, contrapondo lógica a lógica, filosofia a filosofia” (EGW, Paulo, p. 96-97).

A sabedoria divina ultrapassa a sabedoria humana.

Paulo foi conduzido ao Areópago, um dos locais de Antenas mais consagrados ao conhecimento. Ali, com citações de Epimênides de Creta, Arautos da Cecília e Cleantes, Paulo penetrou na mente culta dos presentes. Embora muitos deles não suportaram o tema da ressurreição, Dionísio (o areopagita), Dâmaris (uma mulher), e ainda outros ouvintes, aderiram ao cristianismo (v. 34).

Lições:
1. A eloquência de palavras, argumentos retóricos e lógicos não movem ninguém à conversão;
2. Somente o poder atuante do Espírito Santo pode converter alguém;
3. Assim, o melhor sermão só terá efeito com a atuação do Espírito Santo;
4. Contudo, o ouvinte não deve opor-se à influência do Espírito Santo.

“Senhor, converta-nos! Enche-nos do poder do Espírito Santo”

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:


Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...