sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Atos 15 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  dos  Apóstolos de Jesus
Atos 15
Pr. Heber Toth Armí

Ao chegarmos neste capítulo percebemos que o livro de Atos é um manual para orientar as atividades da Igreja, a qual deve ser uma agência missionária em tempo integral.

O crescimento da Igreja guiada pelo Espírito Santo, firmada no propósito de proclamar a Palavra sem alterá-la ou omitir sequer ponto, não acontece por meio de adesões, mas de conversões (v. 3). Tal crescimento é natural como o de bebês; consequentemente, sem crescimento, a Igreja está doente.

Os primeiros cristãos arriscaram a vida pela Igreja (v. 26), hoje muitos pedem para riscar seus nomes dos livros eclesiásticos. Antes, cristãos davam a vida pela Igreja, agora, querem que a Igreja se doe completamente por eles. Antes, a Igreja proclamava sem recursos em meio às adversidades, agora, sem dificuldades e com recursos os que proclamam Cristo são pouquíssimos.

Temos de olhar o manual da Igreja e segui-lo. Pois, só assim ela crescerá saudável e continuamente.

A Igreja Cristã do primeiro século cresceu tanto que foi necessária uma reunião administrativa para resolver alguns pontos importantes, a fim de que não atrapalhasse seu desenvolvimento. Aconteceu, assim, o primeiro concílio da Associação Geral com os primeiros líderes eclesiásticos.

Leia os detalhes do concílio em tua Bíblia; pois, neste pequeno espaço destacaremos a decisão que pareceu bem ao Espírito Santo e aos membros do concílio ministerial.

Após avaliar, foi decidido ensinar os cristãos a...
1. Descartar todo tipo de idolatria;
2. Guardar a pureza moral: Privar-se de sexo antes ou fora do casamento;
3. Abster-se das carnes de animais sufocados;
4. Não consumir sangue.

Embora houvesse tensão pelas divergências do que exigir dos conversos ao cristianismo, as orientações foram decididas com orações. Houve unanimidade/harmonia entre os presentes. O Espírito Santo atuou na mente de cada membro do concílio. Então, a decisão final foi enviada às muitas congregações de crentes por meio de cartas.

Estas recomendações sempre foram e ainda são válidas. Embora haja “cristãos” que veneram ídolos, praticam sexo antes de casar-se e adulteram quando casados, comem carnes de animais mortos indevidamente, e consomem sangue na carne ou preparado de outras formas, as recomendações do primeiro concílio da Igreja Cristã não desatualizaram.

Você aceita estas recomendações?

Apliquemos o manual da Igreja em nossa vida, ou não seremos cristãos genuínos!

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:


Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...