quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Atos 14 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  dos  Apóstolos de Jesus

Leitura Bíblica- Atos 14
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Mentiras não incomodam tanto quanto verdades. Estar enganado parece preferível a ser desmascarado pela verdade, a qual é como luz em densas trevas: ofusca os olhos dos que estão muito tempo mergulhados na escuridão.

Luz incomoda tanto na escuridão quanto a verdade incomoda quem vive nas trevas do pecado. Em Icônio, Paulo e Barnabé entraram na sinagoga, ali expuseram a verdade; a qual incomodou demasiadamente aos religiosos iludidos (vs. 1-4).

Render-se à verdade só pela ação do Espírito Santo. Quem O rejeita despreza a verdade! “O Espírito Santo de Deus conferiu tamanho poder à mensagem dos pregadores que um grande número de judeus e prosélitos gentios aceitou o Senhor Jesus. Os judeus que rejeitaram o evangelho se iraram e irritaram os ânimos contra os irmãos” (William MacDonald).

Insultados e quase apedrejados, os apóstolos fugiram de Icônio para Listra e Derbe, na tentativa de encontrar pessoas receptivas à verdade. Felizmente, nem todos optam para permanecer nas trevas (vs. 5-10).

Fuja, mas jamais renda-se à mentira, mesmo enfrentando fortes oposições.

Com a cura do aleijado os gentios ofuscados pela verdade tentaram adorar a Paulo e Barnabé, mas eles se opuseram. Depois, os judeus sugiram para conduzir aos iludidos dum extremo a outro. Então, tentaram matar àqueles que, pouco antes, estavam prestes a adorar. Paulo foi apedrejado e considerado morto (vs. 11-19).

Contudo, Deus preservou sua vida. Depois disto, os apóstolos voltaram para fortalecer na fé às igrejas por eles iniciadas. Passaram por várias cidades até retornarem a Antioquia, o berço das missões aos gentios (vs. 20-28).

Ainda, observe estes ensinamentos destes 28 versículos:

1. Diante de tantas pessoas enganadas, preservar a verdade não é fácil;
2. Precisamos perseverar firmes na fé, mesmo enfrentando adversidades;
3. Devemos confortar, animar e fortalecer a fé dos nossos irmãos;
4. Sem lutar contra as forças da ignorância, não há vitórias, ainda perde-se a salvação;
5. As igrejas precisam de anciãos para liderar interessados na busca pela verdade;

Embora tudo isso seja interessante, encanta-me saber que, quem estiver cheio do Espírito Santo, não se intimidará nem reclamará após sofrer imensamente, muito menos exaltará as obras do diabo; pelo contrário, relatará quão grandes coisas Deus fez...

Não reclame, proclame a verdade em meio às adversidades! Não desanime, confie!

“Fortaleça-nos, Senhor!”

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:


Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...