segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Atos 11 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  dos  Apóstolos de Jesus

Atos 11
Pr. Heber Toth Armí

Não é fácil cumprir a missão como Deus espera. Obstáculos e oposição existem, porém, Deus guia a história da Igreja. Até alcançar-nos, foi difícil a trajetória do evangelho. Deus precisou quebrar barreiras raciais, sociais e religiosas.
Logo no início da Igreja Cristã, Deus permitiu a perseguição aos crentes para que houvesse proclamação mundial sobre Cristo. Contudo, os crentes, “os que haviam sido dispersos pela perseguição, iniciada com a morte de Estêvão, foram parar na Fenícia, em Chipre e em Antioquia, mas ainda falavam e se relacionavam apenas com outros judeus” (v. 19, AM).

Jesus havia deixado claro que a pregação do Evangelho começaria em Jerusalém, passaria por Samaria e chegaria aos confins da Terra. Graças a Deus, o Evangelho chegou até nós. Do contrário, os apóstolos teria limitado o cristianismo aos judeus.

Para tornar possível a quebra de paradigma, Deus expandiu a Igreja de Cristo no mundo por meio dos ministérios de...

1. ...Pedro: Para que esse apóstolo pregasse aos gentios, Deus teve que dar-lhe a visão do lençol com animais imundos. Mas seu ministério junto a Cornélio foi questionado. Ele defendeu publicamente sua missão junto aos gentios apresentando a visão de Deus, o testemunho do Espírito Santo e a base bíblica para ter agido como agiu (vs. 1-18).

2. ...Missionários: Todo cristão é missionário desde a conversão, pois recebe de Cristo a missão de partilhar salvação a todos. Através dos cristãos judeus espalhados pelo mundo, o Evangelho propagou como fogo numa floresta seca (vs. 19-21).

3. ...Barnabé: Assim que a Igreja percebeu o entusiasmo dos gentios pelo Evangelho, enviou Barnabé a Antioquia. Ali, missionários foram chamados pela primeira vez de cristãos; pois, ao abrirem a boca, falavam de Cristo. Barnabé, generoso, bondoso e sábio trouxe consigo a Saulo; assim, naquela cidade corrompida, uma igreja fora instituída (vs. 22-26).

4. ...Ágabo: Houve necessidades de profetas no avanço da igreja como na história dos judeus no Antigo Testamento; as profecias de Ágabo foram importantes à Igreja revelando que o dom de profecia não perdeu a validade no Cristianismo (vs. 27-30).

Antes, os cristãos eram chamados de discípulos (6:1), santos (9:13), irmãos (9:30), seguidores do Caminho (9:2) e fieis (10:45); desde Antioquia foram chamados de cristãos (11:26).

Façamos expandir o Cristianismo! “Molda-nos, Senhor! Reaviva-nos!”

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:


Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...