domingo, 8 de fevereiro de 2015

Atos 10 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  dos  Apóstolos de Jesus

Atos 10
Pr. Heber Toth Armí

Atenção! Cristo nunca quis um cristianismo dividido. Ele não concorda com ministérios independentes ou isolados. Ele prefere resolver preconceitos e diferenças por meios estranhos, mas não quer fragmentos no cristianismo.
Se não fosse assim, Cristo teria evangelizado judeus com suas peculiaridades e gentios com suas características. No entanto, Seu objetivo sempre foi uma comunidade só, sem divisão ou separação.

Uma das funções do Evangelho é derrubar barreiras raciais. O dom do Espírito Santo está disponível a toda raça. Foi para abrir a “cabeça-dura” do judeu preconceituoso Pedro que Deus deu uma visão dos animais imundos, exatamente quando orava.

O assunto do capítulo não é comida, como indoutos e ignorantes sugerem. O tema revelado pelo Espírito Santo é que Deus ama judeu assim como ama gentio: Ele não tem filhos prediletos.

Judeus e gentios oravam. Ambos tiveram visões de Deus. Deus agiu assim para aproximar judeus e gentios.

A visão do lençol cheio de animais imundos não deve ser interpretada por qualquer pessoa por aí que pensa ter o Espírito Santo, sem que o tenha de fato. Nosso corpo é o templo do Espírito Santo, como poderemos contaminá-lo comendo animais imundos? Pedro jamais comeu coisa imunda, nem antes nem depois da visão.

Veja a interpretação inspirada da visão:

À família do Centurião, Pedro “disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um judeu ajuntar-se, ou chegar-se a estrangeiros. Mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo” (v. 28) – Esse é o significado da visão do lençol cheio de animais, qualquer coisa fora disso é heresia, interpretação espúria!

Outro detalhe: Os gentios receberam o Espírito Santo antes de serem batizados na Igreja Cristã (vs. 44-48). Da mesma forma que alguns batizados não têm o Espírito Santo, alguns que ainda não foram batizados já são guiados por Ele.

O cristão deve...

1. ...ser agente de salvação em qualquer situação, lugar e época, em todas as nações.

2. ...ser guiado pelo Espírito a fim de cumprir a missão sem preconceitos, para não ser uma pedra de tropeço ao avanço da missão e unidade da Igreja.

3. ...saber que Deus não faz distinção de raças; Ele quer um povo de todas as raças.

Viva o cristianismo corretamente! Olhemos ao mundo com visão divina! –

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:


Nenhum comentário:

Palavras caducas e palavras perenes

  Devocional Diária Palavras caducas e palavras perenes “Os lábios que falam a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa desapa...