segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

João 4 Comentários: Pr. Heber Toth Armí


João 4
Pr. Heber Toth Armí

Se para você a vida não tem mais sentido, é bom descobrir o motivo! Você já tentou satisfazer-se com pornografia, sexo de todo tipo, masturbação, drogas, viagens, fama, dinheiro, bebidas, cigarros, etc. e, quanto mais você procura, mais insatisfeito te sentes?

Jesus usava todo tipo de estratégia para alcançar quem quer que fosse. Seus melhores sermões não foram proferidos em público, mas em particular. Nicodemos, no capítulo anterior, e, a samaritana anônima, neste capítulo, ouviram dos Seus lábios verdades que, registradas, impactam-nos até hoje.

A tradição judaica proibia qualquer judeu falar com gentios, pior ainda um samaritano – se fosse mulher, nem pensar! Jesus desrespeitou a tradição, mas honrou Sua criação para compartilhar o plano da salvação. “Ele era conservador em relação à Escritura [...]. Contudo, era radical em relação à tradição, sabendo que ela simplesmente consistia somente em palavras humanas” (John Stott).

Isso explica porque muitas religiões também não satisfazem aos que a buscam para preencher o vazio da alma. Samaritanos eram religiosos, judeus também, mas sem Cristo, o dom de Deus, os samaritanos estavam tão vazios quanto os judeus, ou qualquer um de nós longe de Cristo – nada preenche!

Jesus mexeu na ferida da mulher para curá-la, ao dizer-lhe: “vai, chama teu marido e vem cá” – sendo que já tivera cinco maridos e vivia com um amante. Sobre isso, W. Wiersbe aplica:

“A única maneira de preparar o solo do coração para a semente é ará-lo com a convicção de pecado [...]. [Jesus] a forçou a admitir seu pecado. Não é possível haver conversão enquanto a pessoa não estiver convencida de seu pecado. Só depois dessa convicção e do arrependimento é que a fé salvadora poderá agir”.

Após sua conversão, a samaritana trouxe a cidade inteira a Jesus. “Mesmo defeituoso, seu testemunho levou o povo da cidade a Jesus, que grande colheita Deus pode suscitar de uma semente tão pequena” (Clifton Allen).

Jesus restaura pessoas desprezadas, anônimas e pobres (vs. 1-45) tanto quanto opera nas pessoas cultas, ricas e grandes na sociedade (vs. 46-54). Todos precisamos dEle!

Jesus...

1. Compreende tudo o que passamos;
2. Conhece nosso coração abarrotado de pecado, frustrações e decepções;
3. Consegue restaurar, preencher e satisfazer nosso ser.

Comprometa-se com Ele e terás uma vida de prazeres!

Imagens do Google 
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos dos livros de Genesis a Malaquias  você encontra em:


Nenhum comentário:

Síndrome de Antoñita

  Devocional Diário Síndrome de Antoñita Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Êxodo 20:16, ARA Na Espanha, o período do pós-guer...