quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

João 14 Comentários: Pr. Heber Toth Armí


João 14
Pr. Heber Toth Armí

O que na mente de muita gente é polêmico, para João é tão claro. Sua clareza visa esclarecer qualquer dúvida sobre a Divindade: Deus Pai é Divino, Jesus é Divino, e, o Espírito Santo também é divino.

Aqueles que, arrogantemente, pensam saber mais que João, discordam que...

1. Jesus não é o Pai, Ele tem Sua personalidade.
2. O Espírito Santo não é Jesus, Ele tem Sua personalidade.

Jesus foi junto ao Pai, preparar moradas na “casa do Pai” aos que permitirem que a Divindade faça morada no coração. Os íntimos de Deus daqui da Terra serão íntimos dEle lá no Céu. As moradas são reais (palpáveis).

Enquanto Jesus está preparando moradas lá no Céu junto ao Pai, o Espírito Santo – chamado Espírito da verdade –, consolará aos fieis, neste mundo turbulento. Note: nem todo o mundo O conhece, portanto, nem todos irão recebê-lO!

Não fique de fora! Quem não crê no Espírito Santo, não crê em Jesus que O apresentou; consequentemente, não usufruirá de Seu auxílio.

Do início ao fim do capítulo Jesus está preocupado com aqueles que Lhe pertencem. “Não se turbe o vosso coração” abre e fecha Sua reflexão (vs. 1, 27). A vida do cristão será cheia de tribulações até que Jesus retorne. Sua morte evidenciaria que viver neste mundo não seria fácil.

Contudo, Jesus deixou uma paz a nossa disposição que não se encontra em nenhum outro lugar distante do Espírito Santo, o Consolador. Jesus é o Caminho que leva ao Pai; o Espírito Santo é o Guia que leva até o Caminho e consola ao aflito que anseia pela Casa do Pai.

Durante a trajetória, o Consolador ensinará todas as coisas e fará lembrar os ensinos de Jesus. Nesse processo, a paz é imprescindível. Para que a sintamos no coração, precisamos:

1. Ser encorajados pela crença nas Palavras divinas (v. 1);
2. Olhar às promessas bíblicas com confiança (vs. 2-12);
3. Crer que podemos recorrer a Cristo na certeza de repostas (vs. 13-14);
4. Amá-lO a ponto de obedecer-Lhe todos os Mandamentos (v. 15);
5. Ter garantia de que o Espírito Santo é Seu representante aqui na Terra, nossa companhia segura (vs. 16-31).

Portanto, creia, ame, obedeça, ore e viva tudo o que o cristianismo oferece!

Imagens do Google
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos dos livros de Genesis a Malaquias  você encontra em:


Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...