quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Mateus 4-Comentários- Heber Toth Armí


Leitura Bíblica- Mateus 4
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

O que Satanás quer de Jesus? Por que o tentador empenhou-se a importunar ao Salvador? Por que no auge da consagração Satanás apareceu? Jejum e oração não têm poder para afugentar o diabo e suas hostes? Se você estiver disposto a aprender, não perca tempo: tome a tua Bíblia, leia-a acompanhando esta meditação!

A jornada de Jesus ao deserto se dá pela liderança do Espírito Santo, desde Sua unção no batismo. Grandes provas e tentações só aparecem após o batismo. Aliás, somente após orar e jejuar o tentador apareceu, contrariando a crença de muita gente.

Segundo o Comentário Bíblico San Jeronimo, as tentações estão ligadas a poder:

1. De fazer milagres para satisfazer as necessidades materiais ordinárias (vs. 3-4);

2. De fazer coisas espetaculares e convincentes para forçar a produção de fé (vs. 5-7);

3. De fazer política para cumprir os objetivos da missão messiânica (vs. 8-10).

Cada tentação Jesus poderia usar argumentos próprios fortíssimos para vencer Satanás; porém, Ele mostrou-nos o poder da Palavra revela escrita ligada à oração e ao jejum. Ele citou Deuteronômio 8:3, 6:16; 6:13.

Satanás também citou a Bíblia para tentar enredar Jesus. Falou de cor o Salmo mais conhecido (91:11-12). Satanás usa a Bíblia, contudo, ele o faz para o mal. Usada incorretamente a Bíblia pode ser tão destrutiva quanto à faca usada para preparar alimentos, ou, um bisturi usado geralmente para cirurgias pode ser uma arma mortal.

Jesus venceu para nos conduzir à vitória total; por isso, Ele teve e tem autoridade para iluminar as trevas do pecado com a luz da verdade celestial (vs. 11-16). Sua vitória concedeu-Lhe poder para pregar: “Arrependei-vos, pois está próximo o reino dos céus” aos que estavam ou ainda estão na região e sombra da morte (vs. 16-17). Aleluia!

Além disso, o sucesso de Jesus rendeu-Lhe grandes dividendos; pessoas deixaram tudo e, imediatamente, O seguiram (vs. 18-22). Estes O viram exercendo o poder restaurador num mundo carcomido pelo pecado e arruinado pelo diabo.

Sintetizando,
1. O poder que o diabo oferece é ilusório, efêmero;
2. O poder de Cristo é real, eterno;
3. O poder da Palavra aliado a jejum e oração é maior que o poder do diabo.
Esse poder está disponível a todo fiel seguidor de Cristo/

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos dos livros de Genesis a Malaquias  você encontra em:


Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...