segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Zacarias 6 Comentários


Zacarias 6
Pr. Heber Toth Armí

Não há como experimentar os planos de Deus sem antes assimilar Sua Palavra na vida diária. Não dá para conhecer Seus propósitos sem estudar Sua Palavra. Não há como não rejeitar a Palavra de Deus sem rejeitar o próprio Deus.

Ao terminar o capítulo, o profeta declara: “Isso é o que acontece quando vocês se dispõem a viver uma vida em obediência à voz do Eterno”. Portanto, tem coisas que não acontece a todos. Tem gente que “fica a ver navios” porque não se dispõe a estudar, ler e refletir na Palavra de Deus – A Bíblia!

Por outro lado, pessoas, famílias, igrejas, cidades, estados e países que se dispuserem a atender à voz de Deus, viverão e verão coisas surpreendentes, inimagináveis. Experimentarão o resultado da fé: vida sobrenatural.

A última das oito visões de Zacarias apresenta “Quatro carruagens disparando do meio de duas montanhas [...] A primeira [...] era puxada por cavalos vermelhos; a segunda, por cavalos pretos; a terceira, por cavalos brancos; a quarta, por cavalos malhados...”.

O profeta quis saber o que significava isso. “O anjo respondeu: ‘Estes são quatro ventos do céu, que têm sua origem no Senhor de toda a terra...” (v. 5). Estes, “certamente representavam instrumentalidades de Deus que atuam em todas as partes da Terra” (Educação, p. 173).

Esta visão nos ensina que “Deus acalma ou domina os acontecimentos nos lugares em que Satanás efetua tudo que lhe é possível para causar perturbações e dificuldades ao povo de Deus que leva avante a obra do Senhor” (Philip G. Samaan).

Após as oito visões preparatórias, “no coração do livro de Zacarias, o Renovo é apresentado como o Personagem Supremo, restaurando Seu povo, sendo o Advogado, a Justiça, o Juiz, o Sumo Sacerdote e o Rei deles” (Samaan). David Baron explica que, “em sua função como Rei, Cristo adentrou seu palácio e, em seu papel de sacerdote, adentrou seu santuário”.

Implicações:
1. Jesus é o cumprimento pleno das profecias do Antigo Testamento;
2. Jesus é a única esperança para o mundo, tanto do período do Antigo quanto do Novo Testamento.
3. Jesus é o foco de toda a Bíblia, jamais se deve ignorar nada das páginas!
Atente para a totalidade da Palavra de Deus. Leia, medite e compartilhe-a!

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:


Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...