Translate

sábado, 11 de outubro de 2014

Sofonias 2 Comentários


Sofonias 2
Pr. Heber Toth Armí

Se você concorda com Sofonias, então, está na hora de confrontarmos o pecado; de falar mais do juízo e da única forma de livrar-se da condenação. Tem muita gente enganada na estrada com destino ao inferno, pensando que chegará ao Céu. Ou você é servo de Deus, ou servo do pecado; não há meio termo: Ou vai para o Céu ou para o inferno.

Os profetas não brincavam com coisa séria, não faziam shows de suas mensagens: “Busquem o Eterno, todos vocês, que promovem paz com disciplina, que vivem segundo a justiça do Eterno. Busquem as estradas retas do Eterno. Busquem uma vida pacífica e disciplinada. Talvez assim sejam poupados no dia da ira do Eterno” (vs. 2-3).

Embora o tema da ira de Deus não atraia a atenção de pregadores que desejam popularidade, J. L. Packer observa que “uma das coisas mais impressionantes sobre a Bíblia é o vigor com que os dois Testamentos destacam a realidade e o terror da ira de Deus”. Ainda mais impressionante é continuarmos vivos mesmo sendo objetos da ira divina, devido a nossa teimosia.

O restante do capítulo refere-se à condenação da parte de Deus aos:
1. Filisteus (vs. 4-7);
2. Moabitas e amonitas (vs. 8-11);
3. Etíopes (v. 12);
4. Assírios, principalmente ninivitas (vs. 13-15).

Sofonias é abrangente na mensagem, contudo sucinto nas palavras. Martin Bucer afirma: “Quem deseja todos os oráculos secretos dos profetas resumidos em um único compêndio deve ler o breve livro de Sofonias”. Ele foi direto ao ponto. Veja o que ele havia dito no capítulo anterior representando a voz de Deus (1:12-13):

“Vou achar e castigar os gordos e preguiçosos, que estão sentados, divertindo-se e relaxando. Eles pensam: ‘O Eterno não faz nada, nem bem nem mal...’. Mas esperam para ver. Eles vão perder tudo o que possuem: dinheiro, casa e terra”.

Agora, ao iniciar o capítulo dois, o profeta expõe: “Portanto, preparem-se. Aprumem-se! Vocês são uma nação que não sabe o que quer. Façam isso antes de serem soprados para longe, como folhas na tempestade, antes que a ira do juízo do Eterno caia sobre vocês, antes que a ira do juízo do Eterno desça com força total”.

Arrependa-se! Converta-se! Prepare-se: Busque refúgio em Deus através de Jesus!/Heber Toth Armí

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Receba em seu e-mail nossas mensagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis