quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Malaquias 2 Comentários

Lições de Vida

Malaquias 2
Pr. Heber Toth Armí

Aprecio toda a Palavra divina, contudo, o livro de Malaquias é a sobremesa do Antigo Testamento. Já extrai algumas preciosíssimas verdades, reflexões, lições e princípios de vida, principalmente do segundo capítulo; veja:

1. Enquanto o povo de Deus se preocupa com orações não respondidas (1:13), Deus se preocupa com o estilo de vida errado de Seu povo (2:16). Se Deus não responde tuas orações, não O questione; questione a ti mesmo. O erro nunca está com Deus.

2. Se o casamento está por um fio, o perdão é a melhor solução para reatar a união. Se falta perdão é porque sobra orgulho; sendo assim, o fim de união sempre será o fim da discussão;

3. Quem pratica a religião equivocadamente (vs. 2-9), terá postura errada perante Deus e atitudes erradas diante das pessoas, inclusive do cônjuge (vs. 10-17);

4. O número de divórcios é tão alto na sociedade atual que muitos filhos se sentem constrangidos em dizer que seus pais são casados;

5. A falta de relacionamento sério com Deus conduz as pessoas a relacionamentos contrários aos planos do Céu: Jugo desigual, o qual Deus condena (vs. 10-12).

Este capítulo em questão foi tão forte ao povo antigo como o é ao povo moderno, isso porque com mais de 2.400 anos, ainda vivemos numa sociedade imoral e perversa. No verso 16 Deus disse que odeia duas coisas:

1. “Eu odeio o divórcio”;
2. “Eu odeio aquele que cobre de violência as suas vestes”

Tem muita gente que não dá a mínima para as máximas de Deus. A imoralidade sexual só cresce em nossa sociedade. No dia do juízo, Deus não dará a mínima para absolver da condenação estas pessoas (v. 17).

A infidelidade para com Deus (vs. 1-9) gera infidelidade no mais íntimo relacionamento (vs. 10-16). Quem tem coragem de romper com o Senhor, terá coragem de romper com qualquer amor. O jugo desigual é um rompimento com a Palavra do Senhor. Cuidado!

O divórcio com Deus gera divórcio com o cônjuge; é por isso que Deus odeia tanto (detesta) o divórcio. “Enfadais ao Senhor com vossas palavras, e ainda perguntais: Em que o enfadamos?” (v. 17).

A vida de relacionamento com Deus é percebida nos relacionamentos com as pessoas: Compromisso afetuoso

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:


Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...