terça-feira, 7 de outubro de 2014

Habacuque 1 -Intrigantes perguntas

Lições de Vida
Intrigantes Perguntas
Habacuque 1
Pr. Heber Toth Armí

Quem não já viveu algum “por que” na vida? Por que as coisas são assim? Por que ninguém faz nada para corrigir a imoralidade? Por que o mal parece prevalecer? Por que a injustiça toma conta da sociedade? Por que a corrupção está por todo lado? Por que a igreja está sendo influenciada pelo mundo, quando deveria influenciá-lo? Por que Deus parece não agir? Por que...

Se você teve tais experiências, sentiu na pele o que experimentou Habacuque ao ver a igreja em sua época trocando Deus pelo pecado. O capítulo 1 de seu livro pode ser assim dividido:

1. O problema: Por que Deus não julga o pecado de Seu povo que está aumentando cada dia mais? Como um Ser todo poderoso e santo não age para combater o pecado que está no meio de Seu povo? Onde está a justiça de Deus para combater a injustiça? (vs. 1-4).

2. A solução: Deus respondeu para o profeta dizendo que Ele não está de braços cruzados (Deus nunca cruzou os braços diante do pecado, tanto é que Jesus morreu de braços abertos). Deus revelou que os caldeus (Babilônia) estavam fortalecendo-se e seriam usados como instrumentos para disciplinar Seu povo (vs. 5-11).

3. A solução de Deus, um problema para o ser humano: Os porquês de Habacuque voltam a aflorar. Agora que Deus deu a resposta, ele quer saber por que os ímpios caldeus, piores que os judeus, seriam usados como instrumento de Deus?

A resposta está no próximo capítulo; portanto, não perca amanhã. Por hoje temos de ficar pensando; entretanto, algumas lições podem ser extraídas. Talvez a maior lição deste capítulo seja: Quando pensamos que Deus não está agindo, devemos saber que Ele nunca é indiferente ao pecado seja dentre Seu povo ou fora dele.

A seguir, destaco as aplicações observadas por T. Whitelaw:

1. Como Habacuque, nenhum servo de Deus pode ficar indiferente ao caráter moral e espiritual do tempo em que vive;

2. Como Habacuque, devemos nutrir o mais alto interesse em levar os problemas de nossa nação a Deus em oração;

3. Como Habacuque, o servo de Deus nunca deve duvidar que Deus é justo, e, ouve nossas orações.

Deus sabe o que faz! Busque-O! Tenha um bom dia! – Heber Toth Armí

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:

Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...