domingo, 7 de setembro de 2014

Oséias 12 - Comentários


Oséias 12
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Quando pais aprendem lições espirituais não transmitem geneticamente aos filhos. O erro que eles abandonaram ao se arrependerem deve ser ensinado aos filhos, o aprendizado não é automático.

Ao reprovar Deus ao Seu povo, foram tomadas ilustrações históricas de Jacó, um dos pais da nação de Israel. Três relatos são relembrados, Deus faz uma resenha histórica:

1. A luta de Jacó com seu irmão no ventre de sua mãe (Gênesis 25:26): Jacó lutou contra seu irmão e ao nascer, grudou em seu calcanhar. Querendo tirar vantagem em tudo.
2. A luta de Jacó com Deus (Gênesis 32:24-30): Jacó, sem conhecer a Deus, lutou contra Ele, até ter sua coxa deslocada e, então se render à soberania do Senhor.
3. O encontro de Jacó com Deus em Betel (Gênesis 28:10-22; 35:1-29). Jacó encontrou paz e tranquilidade no relacionamento com Deus, ao experimentar reavivamento e reforma em sua vida e na de sua família.

Com tal recapitulação histórica, Deus queria ensinar ao povo e a nós que não podemos lutar contra Ele, pois não há como vencê-lO. Assim como Jacó se rendeu a Deus, precisamos arrepender-nos e submeter-nos a Ele; e, descansar confiando nEle.

Recapitulando a história Deus mostra Sua bondade e paciência com quem merecer juízo, condenação e morte pela rebeldia, ingratidão e indiferença. O mesmo cabe a nós. Merril Unger destaca deste capítulo:

1. As palavras de Deus lembram as misericórdias passadas (vs. 3-6);
2. As análises de Deus comparam as misericórdias passadas com a atual penúria de Israel (vs. 7-14).

Agostinho disse: “Confie no passado da misericórdia de Deus, no presente de Seu amor e no futuro de Sua providência”. Lições de vida:

1. Indiferença, egoísmo e supremacia entre irmãos são catastróficos, quanto mais em relação a Deus!
2. Falha na comunicação conjugal é desastroso, muito mais falhas na comunicação com Deus!
3. Lutar contra o cônjuge no casamento traz problemas, quanto mais lutar contra Deus!
4. Falta de responsabilidade conjugal atraem tragédias, imagina a infidelidade a Deus!
5. Ao experimentar reavivamento e reforma espirituais descansamos em Deus e encontramos paz!

“O que vocês estão esperando? Voltem-se para Deus! Façam um compromisso com o amor e com a justiça! Esperem pelo seu Deus, e não desistam dele – nunca!” (v. 6 AM).

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...