domingo, 31 de agosto de 2014

Oséias 5- Comentários


Oséias 5
 Pr. Heber Toth Armí

Dar as costas a Deus impede qualquer tipo de cura para o coração e a alma.

Note que,

1. Israel conduz Judá ao pecado (vs. 1-7). Deus revela que a culpa do pecado é dos sacerdotes, das pessoas e dos príncipes. O povo de Deus havia cometido fornicação religiosa, adultério espiritual.
2. Israel e Judá enfrentam a ira de Deus (vs. 8-15). Deus faz justiça a fim de corrigir a injustiça. Por causa da fornicação e adultério religiosos Israel e Judá seriam assolados por Deus mediante invasão militar.

A profecia cumpriu-se quando assírios invadiram Israel em 725 a.C. e tomaram Samaria em 722, e, quando destruíram as cidades fortificadas de Judá, exceto Jerusalém, em 701 a.C. Israel e Judá fizeram aliança com a Assíria, mas sem sucesso contra a ruína (vs. 13-14). Contudo, Deus aguarda um arrependimento (v. 15).

Este capítulo encerra com uma nota positiva diante de tantas coisas negativas da vida religiosa e prática do povo que pertencia a Deus. É apresentado a intensão de Deus em meio à disciplina de Seu povo. Deus toma a decisão de esperar pelo arrependimento (v. 15) quando antes fora dito: “Eles não conseguiriam voltar para Deus nem se o quisessem” (v. 4 AM).

Depois de permitir que Seu povo sofresse as consequências de suas perversões, Deus voltaria “ao seu lugar [para] esperar Israel e Judá confessarem os pecados e buscar a sua face” (William MacDoanld).

Que lições há para nós hoje desse texto inspirado?

1. Quando a liderança afrouxa na piedade, o povo descamba para a imoralidade;
2. Quando o pecado se torna mais atrativo que servir a Deus, as consequências funestas do pecado trazem angústias e aflições;
3. Quando se ignora a Deus, Ele se afasta e retira Sua proteção, deixando que o mal tome conta;
4. Quando a religiosidade é parcial, o juízo de Deus é total – Deus não suporta mornidão espiritual;
5. Quando o povo de Deus, a igreja, decide pelo pecado após todas as tentativas divinas de atração, Deus senta e pacientemente espera por arrependimento;
6. Quando em nenhum lugar há solução, Deus sabe e avisa que ainda Ele é a única salvação para quaisquer situações.

Por que deixar Deus te esperando, sendo que Ele é tua única esperança?

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...