Translate

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

A visão do templo- Ezequiel 40

A visão do templo
Pr. Heber Toth Armí

O templo descrito neste capítulo nunca existiu, nem nunca existirá. É uma visão dada ao profeta a fim de despertar interesse nos israelitas exilados na Babilônia, sem templo e sem esperança havia 14 anos. É uma motivação divina! Poderia ter-se cumprido essa visão, caso o povo tivesse focado em Deus e colocado-O como centro e primeiro em sua vida diariamente.

Sobre tal visão, o especialista em história bíblica S. J. Schwantes, afirma:

“A visão do Templo apresenta duas dificuldades: 1) O Templo nela descrita não corresponde aos dados que se encontram no Pentateuco para o Antigo Santuário; 2) O Templo reconstruído em Jerusalém depois do Exílio não correspondeu tampouco ao aqui descrito. Em vista disso, pergunta-se qual seria o propósito da visão. Já os rabinos que compuseram o Talmud admitiam que só o profeta Ezequiel poderia elucidar esses capítulos. Uma possível explicação é que uma nação ideal vivendo na Terra Prometida depois do exílio teria construído este templo ideal. Mas como o povo judeu não viveu à altura do ideal que Deus lhes propunha, um templo que obedecesse as estipulações deste nunca foi construído”.

O profeta recebe ordens de medir o templo da visão (vs. 1-4), o que resulta no capítulo em apreço, o qual pode ser assim divido: A descrição em detalhes

1. Da porta oriental do átrio exterior (vs. 5-16);
2. Do átrio exterior (vs. 17-19);
3. De mais duas portas do átrio exterior (vs. 20-27);
4. Das três portas do átrio interior (vs. 28-37);
5. Dos utensílios para o sacrifício (vs. 38-43);
6. Das câmaras dos sacerdotes (vs. 44-47); e,
7. Do vestuário do templo (vs. 48-49).

Vejo aqui, mais do que um Deus detalhista em relação ao templo e à descrição da visão nas páginas da Bíblia; vejo um Deus preocupado com a espiritualidade de Seus filhos. Há um tom de incentivo a centralizar a adoração na vida das pessoas. Sem Deus como o principal em nossa vida, a vida perde o sentido.

Creio que, mais que templo físico, Deus almeja que nossa vida seja um ato contínuo de culto e adoração Àquele que se preocupa até em nos incentivar a buscar o caminho da libertação do cativeiro do pecado neste mundo... Inspire-se e reaviva-te espiritualmente agora mesmo
(adaptado)
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Receba em seu e-mail nossas mensagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis