quinta-feira, 12 de junho de 2014

Orientações vitais- Jeremias 42


Conselhos de Deus são orientações vitais
Pr. Heber Toth Armí

Tem gente que pensa que conselhos divinos são como conselhos de amigos, se quiser aplicá-los melhor, mas se não, tudo bem também... Sinceramente, os conselhos de Deus são orientações vitais, desobedecê-los significa preferir o caos, o desastre, a desgraça e a morte. 

Leia Jeremias 42 e note que após Joanã resgatar aos poucos restantes de Judá, tomou uma excelente atitude: Procurou o profeta Jeremias e pediu-lhe que orasse pela orientação divina (vs. 1-9). Dez dias depois, Deus respondeu: “Se permanecerdes nesta terra, então vos edificarei e não vos derribarei; [...] Eu vos serei propício, para que ele [Nabucodonosor] tenha misericórdia de vós e vos faça morar em vossa terra” (vs. 10-12). 

Diante do desespero, da dor e medo do futuro, as pessoas têm sensibilidade para buscar ao Senhor e respeitar Seus servos; porém, confiar nEle é outra história. Ao crer ser arriscado viver onde estavam, revelaram crer ser arriscado seguir os conselhos de Deus; então, partiram para o Egito, exatamente o oposto do que Deus havia dito (vs. 13-22). Mesmo sabendo que o povo desobedeceria, Deus deu as orientações. Agora, pense comigo, por que pedir orientação a Deus se os planos traçados não serão alterados? Para que orar, se os conselhos de Deus são ou serão ignorados?

Como você lida com os conselhos de Deus? A tua desobediência revela nitidamente tua ousadia, pena que da forma errada. Quem dera fôssemos como crentes em Deus mais ousados em seguir radicalmente Suas orientações! 

Após o profeta descrever que no Egito seria pior do que permanecer onde estavam (Jeremias 42:1-13), Joanã e os restantes de Judá disseram: “Não; antes, iremos à terra do Egito, onde não veremos guerra, nem ouviremos som de trombeta, nem teremos fome de pão, e ali ficaremos” (v. 14). 

Quando a visão sobre Deus for limitada, sempre parecerá que viver contrário aos Seus conselhos será melhor – doce ilusão! É preciso prestar mais atenção às orientações de Deus, ainda que contrariem as nossas interpretações. O homem olha de baixo para cima, Deus olha de cima para baixo. A visão de Deus, além de ser ilimitada, é mais abrangente que a nossa. O ser humano não consegue ver o que Deus vê. Desta forma, é preferível depender dEle e respeitar Seus conselhos. 

Devido a que a raça humana pensa no tempo, e Deus na eternidade; sendo que a humanidade pensa em si mesma, e, Deus, em Suas criaturas; sendo que os pecadores pensam no que obter, Deus no que pode dar; é imprescindível que nos submetamos a Deus se quisermos viver bem.

Em Jeremias 42 o Egito é uma fuga da realidade, uma ilusão; o caminho fácil, o caminho da perdição. Fugir ao Egito para os restantes do povo de Deus implicou em fugir de Deus, de Sua vontade e de Seus planos. 

Quantas vezes temos agido assim para com Deus. Decidimos fazer o que nos parece óbvio, mais seguro, mais certo, mais rentável, mais interessante, mais prazeroso, mais isso e mais aquilo pensando que seguir os conselhos de Deus será menos isso e menos aquilo... Deus tem nos deixado Seus conselhos nos livros: Conselhos Sobre Saúde, Conselhos Sobre Regime Alimentar, Conselhos Sobre Educação, Conselhos Sobre Mordomia, Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, etc. mas não lemos, não os praticamos, ignoramos como fazemos com os conselhos dos amigos como se fosses apenas alternativas (sugestões) divinas. 

O alerta de Jeremias 42 é: Cuidado com os Egitos atuais que te impedem de confiar em Deus. Pratique os conselhos de Deus, eles são vitais. 

Ore: “Senhor, quase sempre penso que sei mais que Tu; quase sempre parece que seguir minhas vontades é muito melhor que Teus conselhos... Contudo, logo percebo que deveria ter dado ouvidos a Tua vontade e não a minha. É difícil aprender isso, mas ajuda-me, eu preciso e Te peço. Amém”.

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:


Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...