quinta-feira, 19 de junho de 2014

Ainda existe esperança- Jeremias 49

Lições de Vida
Ainda existe esperança
Pr. Heber Toth Armí

O mais importante livro do mundo não recebe a devida importância de todo o mundo. A Bíblia é o Livro dos livros. Ela é divinamente inspirada. A Bíblia é considerada a Palavra de Deus porque de fato é a Palavra de Deus (Leia Jeremias 49). 

“Deus, não os escritores humanos”, declara o teólogo Fernando Canale, “é o autor das Escrituras no sentido de que Ele é a fonte de conteúdo, ação e interpretação”. Por isso, está escrito: “... Assim diz o Senhor...” (v. 1). O que Deus diz pelo profeta é o que Deus realmente diz, o profeta é mero instrumento (veículo) de transmissão da mensagem divina aos humanos. Só quem entende isso valoriza a Bíblia além da teoria, tomando-a diariamente sentindo o privilégio de tê-la para estudo, reflexão e meditação. 

Você já pensou em receber uma mensagem direta de Deus para você? Veja que no capítulo em consideração houve nações no passado que receberam mensagens direcionadas diretamente a elas, com seus pecados, indicando o resultado de não atentar para Deus e Suas Palavras. Será que você encontra alguma lição deste relato profético?

Por que você acha que as pessoas não respeitam tanto a Bíblia como deveriam? Talvez, o que desgosta às pessoas na Palavra de Deus é que ela nem sempre é a favor das atitudes humanas. Leia Jeremias 49 e veja a seguir que, a Palavra de Deus é contra...
1. Amom (vs. 1-6);
2. Edom (vs. 7-22);
3. Damasco (vs. 23-27);
4. Quedar e Hazor (vs. 28-33);
5. Elão (vs. 34-39).

Ninguém tem desculpas para dar a Deus diante do julgamento. A Palavra de Deus está a nossa disposição como esteve para estas nações. Não há como se livrar das garras do mal e das consequências do pecado sem seguir as sobrenaturais revelações de um Deus que não saber errar. Eu e você, neste mundo de pecado, limitados em tudo, inclinados para o pecado, precisamos de algo além de nossa capacidade de enxergar a fim de conhecer o caminho para se salvar. 

Salvar do que? O texto é claro, da destruição que virá por causa de nossos pecados. Que pecados? De orgulho e rebelião contra Deus! É bom atentarmos mais para a Palavra de Deus ainda que ela seja contra nossas atitudes!

As lições de Jeremias 49 são notáveis após ler e reler suas profecias: 

Nações idólatras e rebeldes, que se orgulham de sua prosperidade (vs. 1, 4); cruéis e ingênuas, que se orgulham de sua sabedoria (vs. 7, 9); que se orgulham de sua força jovial e de seus exércitos (v. 26); etc. atraem o juízo de Deus. 

O Deus santo é contra o pecado, e, o orgulho é o principal deles (v. 31). O mais importante e interessante nestas profecias, é que mesmo contra, Deus oferece esperança (vs. 6, 11, 39). 

Além de alguns raios de esperança, o texto que apresenta a singularidade de um Deus incomparável em poder, grandeza e ação (v. 19), orienta sabiamente àqueles que estão prestes a serem destruídos por seus pecados a fim de que escapem, se quiserem (vs. 8, 30).

1. O Deus que tem más notícias para o pecador (v. 23), também oferece boas notícias.
2. O Deus que desperta nações para executar juízo ao pecado, põe limite as suas ações.
3. O Deus do julgamento é paciente e espera por arrependimento ao conceder mais tempo de vida para quem não tem mais direito à vida (vs. 6, 39).
4. O Deus santo envia mensageiros alertando ao mundo quando chega a hora do seu juízo – tanto no passado como no presente (Apocalipse 14:7).

A Palavra de Deus é poderosa! Valorize-a!

“Santo Deus, justos são os teus juízos. Eu louvo a Ti por Tua Palavra que além de instruir-me oferece-me esperanças diante de minha situação. Guia-me, hoje, com base em Tua Palavra e serei bem sucedido. Amém”

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:




Um comentário:

Vítor disse...

Estou Imprecionato Com Seu Texto, Você Então Entende O Mistério Da Palavra qual envio De Deus, Ao mundo, ao Pecadores, Por meio De sua Justiça E Sabedoria, Oportunidade Que Deus Oferece A Muitos As grandes nações, para que entenda sua misericórdia, e Poder De Graça.

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...