domingo, 6 de abril de 2014

Grande promessa- Isaías 41:10


Uma grande promessa
Ron E M Clouzet

O vasto império de Ciro, o grande, se estendia, no seu apogeu, do noroeste da Índia às margens do Mar Egeu, na atual Turquia. Porém, mais de 100 anos antes de seu nascimento Isaías já proferia a primeira profecia registrada na Bíblia sobre este importante general persa (v.2 , 3, 25; 44:28-45:1). Ele viria do leste (v.2), e do norte (v.25), a única rota possível para se chegar a Israel a partir do Crescente Fértil.

E Ciro veio. Ele uniu as várias tribos persas em uma nação. Em 550 a.C., assumiu o Império da Média. Três anos depois derrotou Creso, o poderoso rei da Lídia (Ásia Menor), que governava a partir de Sardes, uma cidade considerada inexpugnável. Em 539 a.C., ele sitiou e tomou a cidade de Babilônia. Seu título era “Rei da Pérsia, Rei de Anshan, Rei da Média, Rei da Babilônia, Rei da Suméria e Acádia, Rei dos quatro cantos do mundo.” O que você acha desses títulos?

Mas Deus simplesmente pergunta: Quem fez isto? “Quem despertou o que vem do oriente …? … entregando-lhe nações e subjugando reis diante dele?” “Quem fez tudo isso?” (v. 2 – 4 NVI).

A resposta é: o próprio Deus. Ele pode ter usado Ciro, um rei pagão, mas por trás e acima de tudo estavam os propósitos de Deus. Reis inimigos “ficaram apavorados” diante da inexorável marcha conquistadora de Ciro e fizeram alianças uns com os outros, dizendo: “Sejam fortes!” [tenham bom ânimo!] Também fizeram ídolos de ouro para se proteger (v. 5 -7), porém tudo foi em vão. Nada pode impedir os planos de Deus.

Neste cenário de incerteza, Deus concedeu ao Seu povo uma das maiores promessas de toda a Escritura: “Não temas, porque Eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel” (v.10 ARA).

Que certeza maravilhosa! O Deus de toda a terra se compromete pessoalmente a salvá-los pelo Seu poderoso braço direito, numa promessa que é estendida também a nós, hoje. Quão grande e bom é o nosso Deus!

Deus, porém, vai além. Ele oferece uma prova de que cumprirá a sua promessa de ajuda. Ele desafia os deuses de todas as nações: “Apresentem as suas provas … Tragam os seus ídolos para nos dizerem o que vai acontecer … revelem-nos o futuro, para que saibamos que eles são deuses” (v. 21 – 23). E prediz o que vai acontecer, provando que só Ele é Deus. E a história provou que Deus estava certo: Ciro conquistou a Babilônia e libertou Israel logo depois.

Muitos anos mais tarde, Jesus esclareceu a razão para Deus ter proclamado Suas profecias: “Disse-vos agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós creiais” (João 14:29 NVI).

As profecias dadas ao povo de Israel se cumpriram integralmente. De igual maneira podemos confiar que Deus cumprirá a Sua promessa de nos ajudar e resgatar deste mundo de pecado.

Escolha depender dEle hoje!

Ron E M Clouzet
Professor do Seminário da Universidade Andrews – EUA

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...