quinta-feira, 27 de março de 2014

Nossa confiança- Isaías 31


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Isaias 31
Nossa confiança unicamente em Deus
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Você confia em quem? Quando você tem problemas graves e complicados a quem você recorre em busca de ajuda? Você confia em ti mesmo, em alguém mais forte que você, em tua posição, no dinheiro, na política, etc.? Você confia em Deus? Você sabe confiar plena e unicamente nEle? Como você faz isso? Você faz orações? Você sabia que confiar na oração é uma coisa errada, pois é possível fazer da oração um fim (um amuleto) e confiar nela sem confiar em Deus? Você sabia que confiar na Bíblia nem sempre significa confiar em Deus? 

A Bíblia e a oração devem ser o meio e nunca um fim de si mesmas; elas são instrumentos de nos levar a Deus e, portanto, não podemos fazer da Bíblia ou da oração o nosso Deus, nosso ídolo. Agora reflita novamente, você confia em Deus mesmo? Você sabe confiar nEle? Como você sabe que está, de fato, confiando em Deus e não nos instrumentos de Deus? 

Amigo(a), abra a Bíblia a fim de encontrar ensinamentos claros, diretos e verdadeiros sobre a questão da confiança plena em Deus, Ele mesmo quer nos ensinar através de Sua sagrada e santa palavra. A leitura de hoje está em Isaías 31, onde Israel, com medo dos inimigos assírios preferiu confiar nos poderosos egípcios e não no todo-poderoso e invencível Deus! Reflita profundamente em tua confiança em Deus e mude o que precisa mudar!

Nossa confiança precisa ser depositada unicamente em Deus! Não é correto confiar nem mesmo na oração, embora seja pela oração que se relava o quanto se confia nEle. A atual geração de cristãos precisa aprender o que realmente significa confiar plenamente em Deus. É por isso que Ele deixou sábias palavras em Isaías 31, onde Israel confiou no Egito: decisão perfeita do ponto de vista humano, mas não do ponto de vista divino. Veja algumas lições de vida:

1. Não confiar em Deus consiste em pecado; pois, confiar em tudo o que não seja Deus, ainda que tenha lógica, implica em desconfiar e afastar-se dEle (vs. 1-3).

2. Separar-se ou ignorar a Deus é pecado, isso atrai o fracasso, a angústia e a decepção (v. 3).

3. Não confiar em Deus é tolice, é perca de tempo, não resolve totalmente a situação, quando não complica ainda mais a questão (vs. 4-9).

Portanto, é errado voltar-se a qualquer coisa ao invés de voltar-se para Deus. Embora quem se volta a Deus de verdade e confia plenamente nEle, deixará de confiar em tudo o mais. Arrependerá de seus pecados. Mudará o estilo de vida, o comportamento e viverá a plenitude e a essência da verdadeira religião - experiência que poucos têm! Pense nisso e vá além da superficialidade espiritual!

No que consiste uma rebelião tão profunda segundo Deus? No capítulo 31 de seu livro, o profeta Isaías revela que Deus se levanta contra Seu povo (naquele tempo, Israel), pois o povo se voltou para o Egito em busca de ajuda para alcançar proteção e vitória. Isso é apostasia, rebeldia e rebelião profunda, por isso Deus chama Seu povo à conversão (v. 6). O Deus que se volta contra Seu povo poderia voltar-se contra o inimigo do povo, se o povo estivesse do lado dEle. Aí seria o fim dos inimigos, mas o povo não se posicionou ao lado de Deus!

1. Se o povo estava com medo dos Assírios, Deus seria como um leão que afugenta a um grande número de pastores (Assíria) para proteger ao Seu rebanho (v. 4).

2. Se a Assíria intentasse invadir Jerusalém, Deus protegeria a cidade como um bando de aves que pairam sobre ela, impedindo qualquer exército de entrar nela (v. 5).

No tempo do fim, todas as nações e religiões se unirão para por fim a um pequeno grupo que permanecerá fiel a Deus; todavia, quem for fiel até o fim, receberá a coroa da vida! Pelo fato da profecia de Isaías 31 não ter-se cumprido plenamente em Senaqueribe, rei da Assíria, ela possui aspectos que abrangem o período final da história do mundo; aprendamos as lições, a fim de não cairmos como o povo de Deus do passado. 

Portanto, ore: 
“Poderoso Deus, ai de mim se não aprender a confiar plena e unicamente em Ti; quero que me ensines a fim de que aprenda o quanto antes. Em nome de Jesus, amém”.

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Reconheça e confie

  Devocional Diário Reconheça e confie Então o homem disse: “A mulher que me deste para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi.” Gêne...