quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

O homem sábio -Eclesiastes 8:1

Meditação Diária
O homem sábio 
Hugo Valda

Quem é como o sábio? E quem sabe a interpretação das coisas? A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto, e a dureza do seu rosto se muda.Eclesiastes 8:1

Depois de falar sobre a injustiça e perplexidades da vida, Salomão nos ensina como nos mantermos firmes em tempos difíceis.

Ele começa afirmando que a sabedoria é superior a qualquer coisa que possamos ter. Um homem sábio sabe interpretar as experiências da vida e conhece bem a diferença entre maldade e a bondade e entre os valores da cultura atual as boas virtudes cristãs.

Uma das recomendações dadas é: “obedeça às ordens do rei” (v. 2 NVI). O servo pode até estar certo, mas não seria sábio para ele desafiar o rei quando não necessário. Submissão às leis do país e de Deus é um requisito para desfrutar paz e segurança.

O homem sábio sabe quando falar e quando calar. Ele conhece os métodos e procedimentos corretos e os segue. Ele reconhece as oportunidades e as aproveita; há um tempo e lugar para tudo. Ele sabe, porém, que uma das limitações humanas que mais causa ansiedade é não poder prever o que acontecerá a seguir. Por isso, confia a Deus o seu futuro.

Salomão fala do que experimentou: aquele que faz o mal ao seu próximo destrói a si mesmo. Também viu pessoas más que se afastaram muito de Deus receberem elogios ao morrerem; porém elas foram esquecidas com o tempo (v. 10).

Nossas tarefas diárias têm um propósito –  elas servem como disciplina e edificação do nosso caráter. Por isso os homens não devem tentar ser sábios em sua própria opinião e acreditar que são capazes de entender as ações de Deus (v. 17). A atitude correta diante de Deus deve ser aceitar os dons que Ele nos dá e colocá-los em ação para Ele.

Querido Deus, preciso de Tua presença para me guiar a fazer o que é certo e para aprender a não depender de mim mesmo. Por favor, mantenha-me sempre junto de Ti. Amém.
Hugo Valda
(adaptado)

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...