quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Meditando no Livro de Salmos-1


 Meditando no Salmo 1

O Salmo 1 serve como introdução a todo o livro dos Salmos. Ele contrasta os dois únicos tipos de pessoas do ponto de vista de Deus, ou seja, aquele que é de Deus e aquele que não é.

Bem aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.Salmo 1:1 – 

O  salmista esta dizendo, feliz aquela pessoa que não busca o conselho de alguém cujo comportamento é perverso, feliz é aquele que não anda nos caminhos que o podem separar de Deus, feliz é aquele que não se junta aos zombadores. Temos nos afastado dos ímpios, dos pecadores e dos escarnecedores? Ou temos compactuado, até para não perdermos o “amigo”!

 Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.Salmo 1:2 –

O salmista esta confirmando que feliz é aquele que tem prazer na lei de Deus, nos ensinos de Deus, através de sua palavra (bíblia). Temos tido prazer na nossa vida com Deus? Ou temos sentido vontade de experimentar algo que possivelmente nos afastaria de Deus! Temos meditado em sua Palavra, temos colocado a vontade do Senhor acima da nossa em nossas vidas?

Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.Salmos 1:3

Observe que nesse verso o salmista garante que aquele que anda conforme a vontade de Deus é próspero, é abençoado, e é bom que se fale, que ser próspero não significa apenas ter dinheiro, ser próspero é ser alguém que tem todas as coisas desimpedidas, é ser abençoador. Temos sido prósperos nos nossos negócios, no nosso ministério, na nossa família, na nossa saúde?

 Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.Salmos 1:4 

A moinha é a casca que deve ser tirada para que se obtenha o melhor grão, e o vento a espalha porque ela é leve, o salmista aqui esta fazendo uma alegoria do ímpio, ou seja, aquele que é perverso, é levado para todos os lados, não tem uma direção específica. Estamos com nossos olhos no alvo que deve ser Cristo? Ou estamos como a moinha?

 Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.Salmo 1:5 

O salmista afirma que quem não anda com Deus, será condenado na presença de Deus no dia do juízo.

 Porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.Salmo 1:6 

O  salmista afirma que o Senhor conhece o seu e o meu caminho, se andarmos com Ele em conformidade com a vontade Dele, teremos vida, entretanto, se ainda não nos decidimos por Deus na pessoa de Jesus, pereceremos.

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...