domingo, 21 de abril de 2013

Mateus e Paulo MD-Romanos 4:2 e 3

Meditação Diária-
Caminhando com Jesus Cristo

Não Confunda Mateus com Paulo
George R.Knight

Porque, se Abraão foi justificado por obras, tem de que se gloriar, porém não diante de Deus. Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. Romanos 4:2 e 3

Muitas pessoas se inquietam com relação aos ensinos de Mateus acerca da justiça. Como resultado, a fim de escapar da “justiça pelas obras” de Mateus, eles sugerem que aqui Jesus não está falando acerca da “nossa” justiça, mas da justiça de Jesus que nos é imputada.

Muito cuidado aí. Permita que o Jesus de Mateus fale por Si mes­mo. Ele não está falando da justiça de Cristo. Está enfatizando a “vossa justiça”. F. D. Bruner está correto quando diz que, conquanto seja louvável a intenção dos que querem ver a justiça de Cristo em vez da nossa sendo abordada em Mateus 5:20, sua posição está em falta com a exegese. Ela não se enquadra no contexto.

Deixe Mateus falar por si mesmo, adverte Bruner. Não tenha pressa de considerá-lo como se fosse Paulo.

Como pode ver, Mateus tem sua própria maneira de ensinar o evangelho. E muito diferente da maneira de Paulo, mas não menos bí­blica.

A opinião de Mateus a respeito da justiça, conforme é expressa nos versos 17 a 48 do capítulo 5 e nas Bem-aventuranças, oportunamente nos levará ao Pai em busca de perdão (ver Mat. 6:12) e graça (ver Mat.6 a 20:16). Mateus não está em falta no Evangelho da graça espontânea, mas em Mateus 5:20 ele apresenta a necessidade da “nossa” justiça. Ele está falando do nosso relacionamento para com a lei de Deus, nossa observância da mesma em espírito e verdade.

Mateus e Paulo têm um só evangelho, não dois. Mas como Bruner menciona: “Paulo, de maneira mais abrangente do que Mateus, nos mostra a fonte da justiça divina. Por outro lado, Mateus, de maneira mais clara do que Paulo, nos mostra o alvo da justiça cristã.”

(Texto de George R.Knight)
Outras publicações: http://www.cpb.com.br/

O Senhor Jesus é maravilhoso! Ele nos promete que estará conosco em nossa caminhada, em nossa jornada aqui nessa terra. E por mais que nós passemos por caminhos tortuosos e até pelo vale da sombra da morte não tememos porque ELE, o nosso Deus está sempre presente para nos livrar e nos guiar!

Nenhum comentário:

Reconheça e confie

  Devocional Diário Reconheça e confie Então o homem disse: “A mulher que me deste para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi.” Gêne...