domingo, 14 de abril de 2013

Leis do AT hoje -Lucas 16:17

Meditação Diária-
Caminhando com Jesus Cristo

Leis do Antigo Testamento Hoje
George R.Knight

É mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da lei. Lucas 16:17.
Porém isto não quer dizer que a Lei perdeu sua força nem mesmo no menor ponto. Ela é tão forte e firme como o céu e a terra. Lucas 16:17.(A Bíblia Viva)

Bem, o que dizer da lei? Como cristão, de que maneira me relaciono com as inúmeras leis nos livros de Moisés?

Vamos considerar esses tipos de leis, uma de cada vez.

O primeiro grupo de leis de Moisés consiste nas leis legislativas que governam a nação de Israel. Mas Israel não é mais uma nação teocrática, que tem Deus como líder. Próximo do fim do Seu ministério, Jesus salientou que uma mudança ocorreria, dizendo: “Portanto, vos digo que o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos.” Mat. 21:43. Essa nova nação é a igreja cristã. Por não existir mais a nação teocrática de Israel, as leis civis de Moisés já se cumpriram.

Em segundo lugar, aprendemos que as leis cerimoniais retratam em tipos a vida, morte e ministério celestial de Jesus. Uma parte disso já se cumpriu e a outra ainda está sendo cumprida. De acordo com a de­finição do Novo Testamento, cristão é aquele que aceita Jesus como sua oferta queimada, seu sacrifício e seu sacerdote. Assim as leis ceri­moniais ainda se aplicam a todos nós, não no sentido de que devamos continuar oferecendo sacrifícios de sangue, mas em que diariamente apliquemos o sacrifício de Cristo à nossa vida e utilizemos cada dia o ministério de Jesus no santuário celestial.

No terceiro grupo, a lei moral refletida nos grandes mandamentos de amor de Jesus e apresentada nos Dez Mandamentos ainda está re­gendo a ordem moral do Universo. Por sua própria natureza, a lei mo­ral de Deus é inalterável. Deve ser escrita em nosso coração para que oriente nossos pensamentos e ações. Por causa da importância da lei moral, Jesus faz uma grande apresentação da relação do cristão para com ela em Mateus 5:20 a 48.
(Texto de George R.Knight)
Outras publicações: http://www.cpb.com.br/

O Senhor Jesus é maravilhoso! Ele nos promete que estará conosco em nossa caminhada, em nossa jornada aqui nessa terra. E por mais que nós passemos por caminhos tortuosos e até pelo vale da sombra da morte não tememos porque ELE, o nosso Deus está sempre presente para nos livrar e nos guiar!

Nenhum comentário:

Palavras caducas e palavras perenes

  Devocional Diária Palavras caducas e palavras perenes “Os lábios que falam a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa desapa...