quarta-feira, 3 de abril de 2013

Plenitude da Lei- MD-João 15:15.

Meditação Diária-
Caminhando com Jesus Cristo


A Verdadeira Plenitude da Lei
George R.Knight

Tudo quanto ouvi de Meu Pai vos  tenho dado a conhecer. João 15:15.

 Conquanto seja verdade que Jesus desempenhou ou cumpriu o Antigo Testamento, por ter cumprido as profecias messiânicas e por observado perfeitamente a lei do Antigo Testamento, isso não constitui o significado central do que Jesus quer dizer em Mateus 5:17.

O significado principal de qualquer passagem é melhor determina- do, não pelas palavras do texto em si, mas por meio de cuidadoso exame do seu contexto. E o que encontramos quando examinamos o contexto de Mateus 5:17?

Encontramos Jesus cumprindo o significado da lei. Isso fica claro no restante do capítulo 5 de Mateus. Depois de fazer alguns comentários preliminares nos versos 17 até 20, Jesus Se concentra em vários ensinos dos judeus — o sexto e o sétimo mandamentos do Decálogo e as práticas judaicas do divórcio, juramento, retaliação e amor ao próximo.

Jesus prefacia cada um dos seis ensinos com as palavras: “Ouvistes que foi dito aos antigos.” Então Ele prossegue, dando a compreensão contemporânea do assunto. Depois Ele diz: “Eu, porém, vos digo...” A essa altura, em cada caso, Jesus continua explicando a profundidade e extensão da lei ou da prática em seu mais amplo sentido.

Dessa maneira, Jesus está dando sentido ou cumprindo a lei. Ele lhe dá sentido completo.  “Sua missão era engrandecer ‘a lei, e a tornar ilustre (ou gloriosa)’. Isaías 42:21 (Trad. Trinitária). Ele devia mostrar a natureza espiritual da lei, apresentar seus princípios de vasto alcance, e tornar clara sua eterna obrigatoriedade.” - O Maior Discurso de Cristo, pág. 49.

Nesse processo, conforme veremos nas próximas semanas, Jesus nos legou alguns dos Seus mais preciosos ensinos. E o que começa no Sermão do Monte, Ele continua através do Seu ministério. Jesus descarta todas as concepções erradas acerca dos ensinos de Deus, que haviam sido acrescentadas por seres humanos, e coerentemente conduz à profundeza do significado e propósito encerrados pelas regras e regulamentos divinos. Ele nos ajuda a compreender o espírito da lei - o espírito de amor, que torna cristãs a observância da lei e a obediência.

Senhor ajuda-me hoje a ouvir o que o Mestre tem a dizer.
(Texto de George R.Knight)
Outras publicações: http://www.cpb.com.br/

O Senhor Jesus é maravilhoso! Ele nos promete que estará conosco em nossa caminhada, em nossa jornada aqui nessa terra. E por mais que nós passemos por caminhos tortuosos e até pelo vale da sombra da morte não tememos porque ELE, o nosso Deus está sempre presente para nos livrar e nos guiar!

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...