domingo, 10 de fevereiro de 2013

Centro de Controle- MD Mateus 15:10


Meditação Diária-
Caminhando com Jesus Cristo
O Centro de Controle
 George R.Knight

Ouvi e entendei: não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca... O que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. Mateus 15:10-19.


No mundo da Palestina do primeiro século, pensava-se que o coração era muito mais do que um órgão do corpo humano que bombeava sangue. A palavra gregakardia, é traduzida para o inglês como “heart” e para o português como coração. E o que deu origem à palavra cardíaco e outros termos semelhantes.

Do começo ao fim da Bíblia, kardia é o centro dos motivos e atitudes das pessoas, bem como o centro da personalidade. Inclui ainda a mente e a vontade. Por isso, Jesus podia dizer: “Por que cogitais o mal no vosso coração?” (Mat. 9:4), e o sábio podia afirmar que “como imagina em sua alma [coração], assim ele é”. Prov. 23:7.

A Bíblia estabelece que o coração é o centro de controle da mente e da vontade, bem como das emoções. O coração é o manancial de onde fluem todas as demais coisas na vida de uma pessoa.
Como resultado, é de suma importância que o coração seja puro. Um coração impuro pode levar a uma vida impura; um coração puro, porém, resulta em uma vida em harmonia com os princípios divinos.

O centro de controle é extremamente importante. “Bem-aventurados os puros de coração.”


Jesus transmitiu Seus ensinos a respeito do coração num mundo em que a espiritualidade das pessoas era julgada pelo seu exterior. A maneira como lavavam as mãos, como se vestiam e com quem comiam,  se tornaram pontos pelos quais eram julgados. A religião se tornara exterior no entendimento dos judeus.

Não é muito diferente hoje. Inúmeros cristãos professos ainda avaliam outras pessoas pelas ações exteriores. E a sua vara de medir é com frequência a vara da tradição e da perspectiva humana usada pelos antigos fariseus. [...]

Os ensinos de Jesus colocam um fim a todas essas formas de avaliação.  Sua preocupação é o centro de controle. Se as coisas estiverem certas no centro, elas também estarão certas na periferia da minha vida.
(Texto de George R.Knight)
Outras publicações: http://www.cpb.com.br/

Em um mundo de transformações constantes,caminhe com Jesus Cristo e seja grato porque Ele é hoje como sempre foi e podemos ter certeza de que não mudará no futuro.. “Porque eu sou o Senhor e não mudo”; Malaquias 3:6)

Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...