sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Maravilhoso Jesus - Apocalipse 1:!5


Senhor no meio dos candelabros

E entre os candelabros alguém "semelhante a um filho de homem" com uma veste que chegava aos seus pés e um cinturão de ouro ao redor do peito. Apocalipse 1:15, NVI.

No livro do Apocalipse, Cristo muitas vezes aparece num cenário ligado ao santuário. No capítulo 1, a primeira vez que Ele aparece na visão de João neste livro, Ele está vestido com vestes sacerdotais. Mais tarde, em uma das cenas mais emocionante da Escritura, João O vê como um Cordeiro morto (Apocalipse 5:6). Em outros lugares do livro do Apocalipse lemos sobre o altar de incenso (Ap. 8:3, 4), a arca da aliança (Ap. 11:19), e outras alusões ao santuário, com o templo celestial propriamente dito sendo mencionado em vários lugares .

O livro apresenta sete cenas panorâmicas, e cada um delas lidadas ao santuário. Isso é significativo. O Apocalipse conta a história da igreja desde os dias de João até o fim dos tempos, com o foco nas horas finais da terra. Nessa varredura completa da história, vemos Cristo no centro de comando celestial, dirigindo a igreja e os eventos sobre a terra.

A imagem de Jesus apresentada pelo Apocalipse é especialmente marcante. João O vê em pé entre os sete candelabros de ouro (versículo 15), segurando na mão direita sete estrelas (verso 16). Cristo, vencedor da morte e sacerdote celestial, explica: "Este é o mistério das sete estrelas que você viu em minha mão direita e dos sete candelabros: as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas" (v. 20).

Em seguida, são dadas sete mensagens às igrejas. Elas são cartas de amor de Jesus para o Seu povo, dando instrução, advertência, incentivo, correção para a Sua Igreja, em todos os lugares e em todas as épocas. "Estas são as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro", diz Ele (Ap. 2:1, NVI).

Cristo caminha em Sua igreja, segurando seus líderes na mão direita – essa é a mensagem dessa passagem. Que mensagem! Apesar da fraqueza e da fragilidade da Igreja, aparentemente tão insignificante em meio às forças do secularismo e do mal, Cristo está conosco. Embora o povo de Deus individualmente e corporativamente fique abaixo do ideal divino, Ele não os rejeitou e não irá rejeitá-los. Embora os líderes da igreja cometam erros em sua fraqueza humana, embora às vezes possam não tomar as melhores decisões, ou mesmo boas decisões, Cristo ainda os segura na mão direita.

"Fraca e defeituosa como possa parecer, a igreja é o único objeto sobre que Deus concede em sentido especial Sua suprema atenção. É o cenário de Sua graça, na qual Se deleita em revelar Seu poder de transformar corações" (Ellen White, Atos dos Apóstolos, p. 12).

ORAÇÃO

Senhor da Igreja, Tu, que andas entre nós e sustentas a igreja em Tua mão direita, usa-me hoje para beneficiar o Teu povo e para ampliar as fronteiras da Igreja.

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Palavras caducas e palavras perenes

  Devocional Diária Palavras caducas e palavras perenes “Os lábios que falam a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa desapa...